ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

PORQUE AGORA É O MOMENTO DE IMPLANTAR UM ERP

implantar um sistema erp

Um momento de recessão econômica, como este em que o Brasil se encontra, pode gerar muitas oportunidades de negócios para que você saia a frente dos seus concorrentes. Oportunidades estas que dificilmente você teria em tempos normais, porém para aproveitá-las é necessário que a casa esteja em ordem, a sua está? Para ganhar vantagem frente aos seus concorrentes é preciso criar um plano de medidas para estabilizar e proteger o seu negócio nesse momento de turbulência, e se preparar para prosperar durante a retomada da economia. E como parte dessa preparação está os investimentos que te ajudarão a ganhar vantagens no longo prazo, ou seja, agora é a hora de investir no futuro, e implantar um sistema ERP é se preparar para ele.

Mas é claro que é necessário priorizar. Este é o momento de investir em projetos que são cruciais para o sucesso futuro do negócio, e que se forem adiados até o reaquecimento do mercado, pode ser tarde demais e você terá perdido as oportunidades que poderiam ter sido aproveitadas em  um momento de crise. Implantar um sistema ERP está entre estes projetos que não podem ser adiados. Se agora é o momento de organizar a casa para reduzir custos e aumentar a eficiência, reavaliar o modelo de negócio para fazer algo diferente ou melhor que a concorrência, então é o momento para investir em uma ferramenta que te dará o suporte para estabilizar o seu negócio e suportar o seu crescimento durante a retomada.

Listei aqui 4 motivos pelos quais acredito que agora seja o momento de priorizar este tipo de projeto e investir em um ERP.

4 MOTIVOS PARA IMPLANTAR UM SISTEMA ERP AGORA

1. Proteger a saúde financeira da sua empresa

A primeira medida a ser tomada em momentos de crise é a proteção da saúde financeira da empresa. Para isso é fundamental ter um bom gerenciamento de fluxo de caixa. Ao implantar um sistema ERP você terá uma visão integrada que é necessária para administrar as despesas, receitas e investimentos. Conseguindo assim identificar aonde estão as melhores oportunidades de aumento de receita e redução de despesas.

2. Reduzir custos e aumentar eficiência

Em fase de redução de custos, ter uma ferramenta que te mostre todos os processos da empresa facilita muito a tomada de decisão com relação ao que deve realmente ser cortado, onde existem ineficiências de processos e retrabalho que podem ser eliminados. Ao implantar um ERP você ganhará informações de qualidade, confiáveis e imprescindíveis para uma boa tomada de decisão com relação a reduções custos. Pois é muito comum gestores optarem por eliminar o cafézinho dos funcionários quando é necessário reduzir custos, enquanto na verdade existem diversas falhas de processo que precisam ser corrigidas para reduzir custos reais.

3. Não desperdiçar os Recursos Humanos disponíveis

Uma economia mais lenta proporciona as empresas a oportunidade de usar seus recursos e funcionários para ajudar a implantar o sistema ERP corretamente. O que é um dos principais fatores de sucesso para uma implantação bem sucedida – pessoas comprometidas com o projeto. Uma implantação de ERP é o momento de reavaliar os processos da empresa, redesenhar o que for preciso e se adaptar as novas rotinas, portanto é um projeto de grande impacto. Se você aproveitar este momento mais calmo para fazer isso, as pessoas poderão se dedicar muito mais, o processo vai se tornar mais rápido e com um impacto muito menor na operação da empresa. Além é claro de utilizar a capacidade ociosa dos seus recursos humanos.

4. Menor valor de investimento

A forma de comercialização dos ERP vem mudando e viabilizando cada vez mais este projeto para empresas de médio e pequeno porte. O que antes era visto como algo para grandes empresas, agora é uma realidade para as PME’s também. Com o crescimento da computação em nuvem e a opção de “alugar um software” (SAAS) ao invés de adquirir uma licença de uso, os  custos de investimento são muito mais flexíveis do que eram há alguns anos. Além disso, com a redução da demanda em função do corte em investimentos, as empresas fornecedores de software estão mais dispostas a negociar condições mais favoráveis para os empresários decidirem por implantar um ERP. É a hora de barganhar!


Precisando de ajuda para escolher um ERP? Baixe agora nosso guia com as orientações de tudo que você precisa avaliar em um processo de escolha de software de gestão.


ebook guia escolher erp

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

entrega edi
Posted by qsconsultoria | 24/02/2020
A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia...
erp para indústria automotiva
Posted by qsconsultoria | 14/02/2020
Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as...
planilha para controle de estoque
Posted by qsconsultoria | 31/01/2020
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de uma indústria. Este controle fornece informações essenciais para áreas como o planejamento, manutenção, compras e produção exercerem suas atividades....