O PPAP é o Processo de Aprovação de Peça de Produção, que teve início nos anos 90 quando as montadoras começaram a se organizar para padronizar a documentação para homologação de amostras. Inicialmente poucas montadoras aderiram a este processo, pois cada uma já tinha seus próprios documentos, mas aos poucos o manual foi ganhando força e hoje é reconhecido mundialmente pela grande maioria das Montadoras, Sistemistas e Autopeças.
Mas o que é PPAP e qual o seu propósito?
O PPAP consiste em um dossiê composto por 18 documentos que tem como propósito:
“Determinar e registrar a real capacidade do processo através de ferramentas apropriadas e padronizadas, identificando os riscos potenciais, métodos de controle para minimizar ou eliminar riscos”
Ou seja, o objetivo do PPAP é garantir a integridade do processo de manufatura, assegurar a qualidade para o cliente. Entendemos aqui qualidade no sentido amplo da palavra, não só pensando em qualidade de produto, mas na garantia da qualidade sustentada dando estabilidade e previsibilidade ao processo de manufatura, e desta forma protegendo o cliente de possíveis problemas de qualidade no produto, garantindo o abastecimento seguro ao cliente por todo tempo de peça ativa (tempo de fornecimento de um produto).
Os 18 documentos do PPAP
- Registro de Projeto / Desenhos
- Documentos de Alteração de Engenharia (se houver)
- Aprovação de Engenharia do Cliente (se solicitado)
- FMEA de Projeto
- Diagrama de Fluxo do Processo
- FMEA de Processo
- Plano de Controle
- Estudos de Análise dos Sistemas de Medição
- Resultados Dimensionais
- Resultados de Ensaios de Material/Desempenho
- Estudos Iniciais do Processo
- Documentação de Laboratório Qualificado
- Relatório de Aprovação (RAA) , se aplicável
- Amostra do Produto
- Amostra Padrão
- Auxílios de Verificação
- Registros de Conformidade com Requisitos Especificados do Cliente
- Certificado de Submissão de Peça (PSW)
É importante também deixar claro que estes documentos fazem parte do processo de homologação do produto e devem ser entregues antes do início do fornecimento do produto ou serviço assim o cliente fará uma avaliação e validação do processo para quando o item entrar em produção seriada não haver surpresas para ambas as partes.
Uma vez homologado o produto, com toda documentação aprovada, significa que o fornecedor está operando seu processo sob condições controladas envolvendo:
- monitoramento do processo
- monitoramento do produto
- matéria prima especificada
- sistemas de medição aprovados
- máquinas e equipamentos específicos
- processo sob controle estatístico
Tudo isso para garantir a estabilidade do fornecimento. Porém sabemos que todo processo de manufatura é dinâmico e com o tempo há mudanças, melhorias, correções necessárias e normais para qualquer empresa. Mas quando tratamos de PPAP qualquer alteração no processo deve ser notificada ao representante oficial do cliente expondo as futuras alterações no processo e já prepararando um novo pacote de documentos para uma nova submissão.
Alterações de processo que devem ser notificadas ao cliente
- modificação do processo de fabricação do item
- revisão de desenho
- mudanças de fornecedores de matéria prima ou prestação de serviço
- alteração nos sistemas de medição
- alteração no plano de controle
- mudanças de layout
- mudanças de máquina
- mudanças entre plantas e ferramental inativo por mais de 12 meses
Quanto a submissão ao cliente, temos vários níveis que variam de 1 a 5 que podem ser estabelecidos dependendo do grau de confiança que o cliente tem no fornecedor, da situação de fornecimento ou importância do projeto. O que muda de um nível para outro são os documentos necessários para submissão e homologação, assim há níveis com maior quantidade de documentos a serem apresentados enquanto outros somente o certificado de submissão já basta.
É importante deixar claro que, embora o fornecedor não realize a submissão dos documentos ao cliente, ele deve garantir que todos os 18 documentos sejam elaborados e estejam à disposição para qualquer necessidade de consulta por parte do cliente.
Aqui fica claro porque o PPAP é tão solicitado pelas montadoras e autopeças, ele fornece ao cliente a segurança do fornecimento contínuo de peças e serviços evitando paradas de linhas, reduzindo a probabilidade de problemas com o produto, dando credibilidade ao sistema.
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André Spiandorello
Formado em Metalurgia, Bacharel em Administração de Empresas e MBA em Engenharia da Qualidade. Com 22 anos de experiência na área de Gestão da Qualidade, trabalhou na gestão de empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de auto-peças, eletro-eletrônicos, alimentício e de energia. Auditor Líder ISO/TS 16949 e ISO 9001:2008 certificado pela RAB e AIAG. Certificado Black Belt (Seis Sigma), Coordenador de vários processos de certificação dentre eles , ISO 9001:2008; QS 9000 e ISO/TS 16949. Atualmente presta consultoria a empresas de diversos segmentos nas áreas de gestão da qualidade e melhoria de processos.