ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Os fundamentos básicos para uma gestão de custos eficiente

gestão de custos industriais eficientes

Ter uma visão clara de todo o processo produtivo é premissa básica para que se consiga ter uma gestão de custos industriais eficiente em uma fábrica. Porém, muitas empresas tem dificuldade em implantar um sistema que forneça essa visão integrada, então são implantadas diversas soluções diferentes que são utilizadas de forma isolada, e o resultado é uma descentralização de informações que dificulta a gestão de custos. De acordo com uma pesquisa da Aberdeen Group, os maiores desafios que as empresas enfrentam para fazer a gestão de custos industriais são:

  • 46% falta de visão consolidada do custo do produto
  • 27% não tem visibilidade do custo a tempo de tomar decisão
  • 24% custo de matéria-prima imprevisivel
  • 16% apuração do custo é muito demorada
  • 3% informações dos produtos fica apenas no CAD

Diversas áreas dentro da empresa impactam no custo final do produto, por exemplo: a equipe que define a estrutura do produto trabalha com diversas opções de matéria-prima e componentes, as suas decisões por um produto ou outro tem impacto direto no custo do produto; a equipe que define o processo de fabricação decide como o produto será produzido, há várias maneiras de fabricar um produto incluindo a terceirização de etapas do processo, suas decisões tem impacto direto no custo do produto, o tempo que cada operador gasta para fazer cada peça tem impacto direto no custo do produto.

Para que se tenha uma gestão de custos industriais eficiente é necessário que a empresa possua um conjunto de atividades, processos e ferramentas trabalhando de forma sistemática para orientar as atividade que tem impacto no custo de fabricação e conseguir chegar na origem do custo de produção, só assim é possível tomar  ações que tem real impacto na redução de custos.

Os três princípios básicos da gestão de custos industriais

 

1.Análises Estratégicas

Veja alguns exemplos de atividades que fazem parte de uma gestão de custos eficiente:

  • Avaliar as diferentes opções e o custo benefício na fase de desenvolvimento do produto;
  • Avaliar o custo das soluções propostas para uma  mudança de engenharia;
  • Avaliar as alternativas de processo de fabricação e ferramental  para o menor custo, incluindo análise produção X compra;
  • Avaliar idéias de redução de custos em produtos atuais em tempo real para identificar as opções com maior potencial de redução de custos em um menor tempo;

 

2.Processos de Controle

A gestão de custo não pode acontecer apenas no processo de análise para desenvolvimento de produto como também não deve ser entendida como uma responsabilidade da contabilidade, ela deve fazer parte de diversos outros processos que tem impacto no custo do produto. Para que isso aconteça, é necessário que processos sejam definidos. Um exemplo comum de falha na gestão de custos acontece ainda na fase de desenvolvimento, quando são feitas as reuniões de Technical Review com o cliente e são analisadas alternativas de matéria-prima, ferramental e processo de fabricação, mas esquecem de reavaliar o custo destas modificações no projeto. Por isso é importante incluir pontos de controle nas diferentes fases do ciclo de vida de um produto.

+ VEJA TAMBÉM: práticas que estão acabando com a gestão de custos na sua fábrica

3.Ferramentas para gestão de dados

Uma gestão de custos se torna mais eficiente quando as ferramentas adequadas são disponibilizadas para as pessoas que trabalham em funções que determinam ou afetam o custo de um produto. Ferramentas que ajudem a registrar com facilidade e extrair com confiabilidade as informações para que se possa avaliar os reais custos de produção, permitem que as pessoas identifiquem mais facilmente oportunidades de melhoria para redução de custos. Alguns exemplos de ferramentas para facilitar a gestão de custos são:

  • Sistemas de estimativa de custo do produto que podem gerar e gerenciar estimativas precisas e consistentes de forma rápida e consistente sem requerer conhecimento especializado em produção ou custo.
  • Sistemas de relatórios para documentar e rastrear resultados de gerenciamento de custos e KPI ao longo do tempo.
  • Sistemas de análise para pesquisar grandes volumes de dados e identificar riscos e tendências de custos.
  • Sistemas de gestão para rastreamento de custos baseado nas listas de material e processos de produção.

Sem este alinhamento entre atividades de análise, processos de controle e ferramentas para gestão de dados,  a gestão de custos é feita de forma descentralizadas, o que pode gerar informações inconsistentes, estáticas que são difíceis de atualizar, gerenciar, compartilhar e confiar para tomar decisões estratégicas.

Como está sendo feita a gestão de custos na sua empresa, estes princípios estão sendo aplicados?


Se você está buscando formas de melhorar a gestão de custos industriais na sua empresa, nós podemos te ajudar. Com o Q4-ERP você consegue fazer a apuração de custos industriais de forma ágil e confiável e assim tomar melhores decisões sovre redução de custos ou novos investimentos.  Solicite agora o contato de um consultor para saber mais sobre como essa solução pode te ajudar.

cta_fale_consultor

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....