ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
11 99215-6134
contato@qsconsultoria.com.br

3 problemas que impactam a eficiência produtiva da sua indústria

eficiência produtiva

Mesmo com tantos avanços na tecnologia, ainda é comum que indústrias de diferentes tamanhos enfrentem problemas que afetam a eficiência produtiva. Essas questões fundamentais são: a gestão das informações, de inventário e os custos que, embora sejam áreas diferentes, estão interligados. A forma com que os dados são coletados, analisados e interpretados podem impactar significativamente as decisões estratégicas da sua indústria e, consequentemente a rentabilidade da empresa.

Neste artigo, falaremos sobre a eficiência produtiva e como 3 áreas podem impactar negativamente a sua indústria como um todo.

cta_ebook_guia_escolher_erp

3 áreas que afetam a sua eficiência produtiva

1. Gestão da Informação

As industrias de médio e grande porte, costumam gerar uma imensa quantidade de dados diariamente e, por isso, optam por um sistema para coleta dos mesmos. Neste caso, o problema é a forma como tratam essas informações. Após coletados, uma equipe fica responsável pela análise, mas é comum que acabem se perdendo em tantas informações e, com isso, a maioria delas nem se tornam informações estratégicas para a tomada de decisão.

Em indústrias pequenas, o problema costuma ser justamente a coleta dos dados. Ao contrário do que acontece em indústrias grandes, os gestores de pequenas indústrias possuem uma resistência quanto ao uso de sistemas de gestão. É comum nos depararmos com gestores que têm a ideia de que os sistemas são caros ou que não é necessário no momento. Por conta destes pensamentos, o processo de gestão da informações é manual, demorado e propenso a erros.

O ideal é que a gestão de informações se torne uma forma de gerar receita para o negócio, mas na prática, este cenário ainda está distante para muita empresas. No entanto, existe um ponto de partida: ganhar visibilidade dos processos. Um bom começo é se atentar a forma como obtém as informações da sua empresa:

  • Como você visualiza os indicadores básicos da sua empresa (fluxo de caixa, lucro, pontualidade nas entregas)?
  • Quais são as fontes destas informações? São confiáveis?
  • São tomadas decisões estratégicas baseadas nestas informações?
  • Quanto tempo demora para estas informações cheguem até você?
  • Que tipo de informações as pessoas são capazes de identificar oportunidades de melhoria têm acesso?

2. Gestão de Inventário

Tanto o excesso, quanta a falta de estoque são reflexos de um problema maior: a má gestão do inventário. E ambos têm um alto grau de impacto na eficiência produtiva e na lucratividade da empresa.

O excesso de inventário significa necessidade de mais espaço para armazenamento, custos com movimentações de material, dinheiro parado e risco de tornar os produtos obsoletos. Por outro lado, a falta de estoque não é menos pior, pois pode acarretar atraso nas entregas dos clientes, fazendo com que os clientes fiquem insatisfeitos e isso pode ser devastador para qualquer empresa. Além disso, também pode ocasionar as paradas de linha de produção e custos extras de transporte rápido, por exemplo.

+LEIA MAIS: Por que você não deve usar uma planilha para controle de estoque

3. Gestão de Custos

Todas as áreas da empresa impactam na gestão de custos. Veja exemplo:

  • Estrutura do produto é definida e trabalhada com diversas opções de matéria-prima e componentes, e a decisão final, impacta o valor do produto;
  • O processo de fabricação pode ser de diferentes formas, incluindo a terceirização de algumas etapas;

Para garantir uma gestão de custos industrias eficiente, é necessário que a empresa possua um conjunto de atividades, processos e ferramentas trabalhando de forma sistemática para orientas as decisões que falamos acima. Dessa forma, é possível chegar na origem do custo e trabalhar nas ações que geram impacto na redução de custos.

Conclusão

Estas três áreas tem potencial para impactar negativamente na gestão industrial, mas a boa noticia é que os problemas podem ser minimizados, ou ainda, eliminados. Uma das maneiras mais simples é modernizar os processos e sistematizar os fluxos de trabalho. Um sistema de gestão ERP pode te ajudar com isso. Ele ajuda a centralizar as informações, otimizar o planejamento dos materiais e níveis de inventário e fazer uma apuração de custos de produção eficiente. Faça uma pesquisa dos sistemas disponíveis e, avalie os que mais se encaixe em seus processos.

No nosso blog, temos alguns artigos que trazem dicas sobre ERP. E se quiser, solicite uma apresentação com um de nossos consultores do Q4-ERP e conheça nosso sistema de gestão completo, especialista em indústrias.

botão

 

 

 

 

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Comentários do Blog

Boa noite,
Para o cálculo de hora máquina, eu estou descontando horas de manutenção planejada do total de horas disponíveis. É correto descontar horas de ociosidade do equipamento também? Eu uso o método de custeio por absorção.

Olá Fabiano, obrigado pelo seu comentário. Cada negócio precisa ser avaliado de maneira individual, mas se o seu objetivo é calcular a taxa hora de cada máquina, o correto é considerar somente as horas que a máquina efetivamente trabalhou. Esse tempo também pode ser obtido da seguinte forma: Tempo padrão de produção de cada produto x quantidade produzida.
Até mais.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

redução de custos através da manutenção
Posted by qsconsultoria | 24/07/2020
O momento atual é crítico para muitos segmentos da indústria. Nos últimos meses aumentou-se a busca pela redução de custos e por maneiras de aproveitar da melhor forma os recursos...
ferramentas gestao de fornecedores
Posted by qsconsultoria | 13/07/2020
A qualidade do atendimento dos seus fornecedores impacta diretamente na qualidade do seu atendimento para com seus clientes. Diante disto, além de se tratar uma norma da ISO 9001:2015, a...
manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 26/06/2020
Junto com a área de manutenção, os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o maior tempo possível....