ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

COMO UM ERP DÁ SUPORTE A PRODUÇÃO ENXUTA

produção enxuta no erp

“Um ERP é complexo demais para ser utilizado em processos de manufatura enxuta”

Muitas pessoas acreditam nesta afirmação, porém se utilizado de maneira correta, um sistema de gestão ERP pode ser uma ótima ferramenta para dar suporte aos processos de produção enxuta, ou lean manufacturing. O conceito de manufatura enxuta foi desenvolvido pelos fundadores da Toyota, por isso também é conhecido como o Sistema Toyota de Produção. Esta filosofia é focada em reduzir os principais tipos de desperdícios,  ou seja, qualquer atividade que não gere valor para o cliente final.

Os 7 tipos de desperdícios são:

  • Defeitos: produto fora de especificação
  • Excesso de estoque: excesso de inventário de materia-prima e produto em processo
  • Excesso de produção: excesso de inventário de produto acabado
  • Tempos de espera: tempo de espera por material, pessoas, informação
  • Movimentação: movimento de pessoas que não geram valor
  • Transporte: de materiais que não geram valor
  • Super-processamento: etapas que não geram valor ao cliente

 

Como um ERP pode auxiliar nos processos de produção enxuta reduzindo desperdícios

Defeitos

Com os recursos de Qualidade para criação de planos de inspeção e controle da realização das inspeções dos produtos recebidos, dos materiais em processo e dos produtos acabados, cada pessoa envolvida no processos produtivo sabe em  que momento deve haver uma inspeção, o que deve ser inspecionado e qual o resultado esperado. Este processo auxilia na redução de produtos com defeito.

Excesso de estoque

O excesso de estoque pode ser um sinal de diversos problemas na cadeia de produção como: falta de confiança no fornecedor que resulta altos “estoques de segurança”, baixa previsibilidade de demanda, erros na programação de materiais. Com recurso de MRP, é possível planejar de forma mais eficiente  os materiais que serão comprados, quando serão recebidos e em quais quantidades e assim melhorar o equilíbrio dos níveis de estoque de acordo com a demanda.

Excesso de produção

A manufatura enxuta trabalha com o conceito de Just-in-time que busca eliminar os estoques de produto acabado através da programação da produção, assim cada item é produzido apenas quando ele deve ser entregue para o cliente. Com o recursos de EDI é possível importar a Programação de Entrega do cliente e esta mesmo informação é utilizada no planejamento de materiais e da produção. Dessa forma só é produzido o que o cliente pediu e quando ele precisa e é possível reduzir a praticamente zero os estoques de produto acabado.

Tempos de espera (espera por material, pessoas, informação)

Com um sistema integrado ERP todas as pessoas trabalham com a mesma informação, ou seja, a nota fiscal de compra que é recebida na portaria já fica disponível para a equipe da qualidade fazer a inspeção do material, que depois fica disponível para a produção, tudo isso em tempo real. As pessoas não precisam esperar por envio de papeis ou planilha de uma área até a outra. Quando o operador recebe a Ordem de Produção, os materiais necessários para ele iniciar seu trabalho já podem estar separados e prontos, por que o almoxarifado já recebeu a lista de materiais para separar quando a Ordem foi emitida pelo planejamento. Essas integrações reduzem  muito os tempo de espera em uma fábrica.

Movimentação (movimento de pessoas que não geram valor)

Fazer as pessoas andarem muito pela fábrica seja para buscar material,  para mudar de uma máquina para outra para executar sua atividade ou para preencher um documento é considerado um desperdício, pois são atividades que não geram valor para o cliente final. Um ERP pode auxiliar na redução destas movimentações disponibilizando todas as informações que o operador precisa para trabalhar em um celular ou tablet. Ele pode consultar sua ordem de fabricação, solicitar material, fazer o apontamento da produção, solicitar um técnico de manutenção tudo sem sair da sua estação de trabalho.

Transporte (de materiais que não geram valor)

Com uma visão ampla e integrada do planejamento da fábrica é possível planejar a distribuição e alocação dos materiais para que não ocorram diversas movimentação de um lugar para o outro da fábrica.

Tempo de Processamento (etapas que não geram valor ao cliente)

Este provavelmente é o tipo de desperdício que o ERP atua de forma mais eficiente, pois com a integração das informações os dados podem ser acessados em tempo real, não existe espera para levar um documento de uma área a outra, as aprovações podem ser feitas imediatamente.

O processo de implantação de um sistema ERP em si está alinhado com a filosofia da manufatura enxuta pois a primeira coisa que deve ser feita para se ter uma implantação bem sucedida é a análise dos processos de trabalho e identificação das atividades que não geram valor para eliminá-las para então automatizar as atividades que geram valor e torná-las mais produtivas.

+LEIA MAIS: Como um ERP auxilia na implantação do Lean Manufacturing


QSMobile_Apontamento de Produção

Quer saber mais como um ERP pode ajudar a sua empresa a atender os processos de produção enxuta? Nós podemos te ajudar. 

A QS é especialista em soluções para integração de processos e automatização do chão de fábrica. Solicite uma demonstração personalizada e um de nossos consultores irá entrar em contato com você para explicar como nós podemos te ajudar com a sua necessidade.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....