ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Programação de Entrega: você sabe os riscos de NÃO receber via EDI?

Posted by Equipe de Conteúdo QS | 24/02/2020 | BLOG
programação de entrega

A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia mas nos dias de hoje outros setores também aproveitam os seus benefícios. Entretanto, existem empresas que não aproveitam a segurança dessa tecnologia, pois ainda recebem a programação de entrega em PDF ou Excel. Esses formatos geram o retrabalho de digitação no sistema interno da empresa e torna o processo lento e sujeito a erros que podem comprometer a qualidade do seu atendimento.

Neste artigo falaremos sobre 3 situações -nada boas- que podem surgir na sua empresa ao não receber a programação de entrega via EDI.

EDI guia definitivo da porgramação de entrega

O que é Programação de Entrega?

A programação de entrega é o detalhamento de necessidades (prazos e quantidade de material) que o cliente envia semanalmente ou diariamente para seus fornecedores. Após estabelecer um contrato de fornecimento, também conhecido como Pedido Aberto é feita uma previsão da quantidade que será fornecida dentro de um período, porém a quantidade exata que deverá ser enviada em cada entrega.

Para as montadoras esta prática otimiza alguns processos da indústria, por exemplo o logístico, já que permite que os materiais cheguem no momento exato de entrar na linha de produção, reduzindo os custos com armazenamento. E ainda o processamento do pedido de compra torna-se muito mais rápido por se tratar de um arquivo eletrônico e caso haja mudanças no planejamento de produção a montadora pode ajustar seu pedido.

1. Falha no planejamento da produção

Um simples erro de digitação da programação de entrega recebida do cliente pode gerar um erro no planejamento da produção, causando compra de matéria-prima errada e produção em excesso ou a menos de um item do cliente. O que leva ao segundo grande risco que a sua empresa está correndo ao não utilizar o recebimento eletrônico da programação de entrega via EDI.

2. Atraso na entrega para o cliente

Se por algum motivo um fornecedor não cumpre as entregas de acordo com a programação recebida da montadora, ele pode receber um demérito e ter que arcar com os custos dessa falha. E se o erro causar uma parada na linha de produção da montadora, os custos são altíssimos. Além dos prejuízos financeiros imediatos, erros ou atrasos na programação de entrega interferem negativamente na sua pontuação no ranking dos fornecedores, e isso pode fazer com que seu a montadora reduza a porcentagem de itens que compra do fornecedor A e passe a comprar do concorrente, o fornecedor B. Portanto, ter um processo confiável de recebimento dessa programação é fundamental quando se pretende fechar um contrato de fornecimento automotivo.

3. Falta de histórico de modificações na programação

As mudanças no planejamento da produção acontecem de acordo com as flutuações de demanda, por isso é muito comum ocorrerem mudanças diárias na programação que a montadora envia para seus fornecedores. Isso dificulta um pouco o dia a dia dos programadores de produção, que precisa revisar todo o seu planejamento para atender a nova demanda. Em alguns casos essas mudanças de última hora podem ser difíceis de atender, portanto se você consegue ter um histórico de toda a programação que a montadora enviou, e tudo que foi modificado de um programa para o outro você tem mais poder de negociação em casos em que você não conseguirá atender determinado programa. Sem este histórico, você não pode justificar um não atendimento ou renegociar aquela modificação e ainda pode ter que arcar com os custos de não entregar de acordo com o solicitado.

E então, você acha que vale a pena correr estes riscos e continuar recebendo e digitando a programação de entrega do seu cliente de forma manual? Se você percebeu que os riscos são altos demais e não vale a pena assumi-los nós podemos te ajudar com a implantação do EDI para receber a programação de entrega dos seus clientes.


Quer ver como funciona o EDI na prática no Q4-ERP? Solicite uma demonstração personalizada com um de nossos consultores.

Tags
About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

ferramentas gestao de fornecedores
Posted by qsconsultoria | 13/07/2020
A qualidade do atendimento dos seus fornecedores impacta diretamente na qualidade do seu atendimento para com seus clientes. Diante disto, além de se tratar uma norma da ISO 9001:2015, a...
manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 26/06/2020
Junto com a área de manutenção, os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o maior tempo possível....
reduzir retrabalho e refugo
Posted by qsconsultoria | 04/06/2020
O retrabalho e refugo (sucata) é uma realidade em muitas indústrias, não importa o tamanho ou tipo de produção. O desafio dos gestores é identificar a origem do problema, já...