ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

RASTREABILIDADE DE PROCESSO E O RECALL NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

rastreabilidade recall na industria

Quando as montadoras identificam problemas relativos a segurança de seus produtos, é solicitado aos donos de veículos fabricados em um determinado período que se dirijam a concessionária para realizar a troca da peça com defeito. Se sua empresa já é fornecedor da cadeia automotiva, então já conhece bem esse processo chamado recall.

Se você já atua na indústria automotiva conhece bem o termo recall, que é utilizado quando uma montadora identifica algum problema relativo a segurança do produto e por isso solicita aos donos de veículos fabricados em um determinado período que se dirijam a concessionária para realizar a troca da peça com defeito. Segundo o site do Procon, de janeiro a outubro de 2017 já foram realizadas 112 campanhas de recall de veículos no Brasil,   confira aqui a lista de recall anunciados por montadora até Maio de 2017 que a Veja compilou.

O recall é um dos casos mais extremos de problema de qualidade, pois significa que o produto passou por todos os testes de qualidade e mesmo assim não foi identificado o problema. Mas no dia a dia nas indústrias, acontecem problemas de qualidade em menor escala, mas que também deve ser investigados e tratados corretamente, é aí que entra mais uma vez a rastreabilidade de produtos.

+LEIA MAIS: Rastreabilidade de Produtos – O que é e como fazer?

Quando o seu cliente identifica um problema com um lote de produtos ele irá te informar, e para que você consiga identificar a origem do problema é preciso partir da Nota Fiscal de saída daquele produto e fazer o caminho inverso da produção, ou seja, identificar a ordem de fabricação que foi utilizada para produzir aquele item, qual versão do processo de produção estava ativa para aquela ordem, quais máquinas foram utilizadas, quais operadores trabalharam naquela ordem e por fim quais  lotes de componentes e matérias-primas foram utilizados para produzir o seu lote de produto acabado.  Estas informações podem te levar até a origem do problema de qualidade que pode ser um defeito com um determinado lote de matéria-prima de um fornecedor, como pode ser uma falha no próprio processo de fabricação que precisa ser revisado pela engenharia.

A questão é: como chegar a causa raiz do problema para cobrar uma solução e cada parte assumir a sua responsabilidade pelo defeito? A resposta é: através de um processo de rastreabilidade completo e confiável

Como garantir a rastreabilidade de processo na minha indústria?

1.Integração

O primeiro passo para que se tenha um sistema de rastreabilidade confiável é a integração dos processos. Se o recebimento é separado do controle de estoque, por exemplo, o controle de lotes pode falhar já logo na entrada dos materiais na empresa, e a rastreabilidade se perde nesse momento. Por isso é importante integrar o recebimento de matéria-prima, com o controle de estoque, controle da produção e o faturamento.

2.Automatização

A automatização de algumas atividades reduz os riscos de erros humanos, além de agilizar os processos de trabalho. A geração de números de lotes é uma atividade que pode ser automatizada, assim como a emissão de etiquetas para identificação destes lotes.

3.Capacitação

Por mais automatização que você aplique, a grande maioria das indústrias brasileiras ainda possuem muito trabalho executado por pessoas, portanto a sua rastreabilidade também depende das pessoas que estão trabalhando na sua empresa. Um sistema pode garantir a integração e automatização, mas não pode garantir por exemplo que a pessoa separe corretamente os materiais de acordo com o que está mostrando na etiqueta.

Para ter um processo de rastreabilidade confiável, e conseguir minimizar os problemas de qualidade de produto, ou pelo menos, conseguir chegar mais facilmente a origem do problema para que cada parte assuma a sua responsabilidade, é fundamental que estes três pilares estejam alinhados.


Você precisa garantir a rastreabilidade da produção na sua indústria, mas está complicado fazer isso em planilhas? O seu sistema atual não atende a rastreabilidade no nível de exigência do seu cliente? Nós podemos te ajudar! Com o Q4-ERP industrial você consegue garantir a rastreabilidade completa da produção de forma segura, confiável e simples. Solicite uma demonstração personalizada para conhecer todos os recursos e descobrir como garantir a rastreabilidade na sua indústria.

Demo_Rastreabilidade por Nota Fiscal

 

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 08/01/2020
No fim do ciclo anual, as indústrias fazem seus planejamentos e buscam novas ferramentas de melhorias para se preparar para os desafios do ano que vem a seguir. As tecnologias...
importancia do apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 19/12/2019
O apontamento de produção é uma das atividades fundamentais para a gestão industrial. Com as tecnologias disponíveis hoje no mercado, fica cada vez mais simples realizar este processo. Ainda sim,...
sistema de gestão erp proprio ou de mercado
Posted by qsconsultoria | 16/12/2019
Quando chega o momento de investir em um sistema de gestão ERP, a primeira pergunta que vem na cabeça é: “Vamos desenvolver um sistema de gestão próprio ou adquirir um...