ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

O que é Rastreabilidade na Indústria Automotiva e como garantir na sua indústria

rastreabilidade na indústria automotiva

É evidente que a rastreabilidade já não é facultativa para os fabricantes, não só do ponto de vista regulamentar, mas também como forma de proteção da marca e garantia para o consumidor. Na indústria automotiva, a melhoria da qualidade do produto, busca por redução de custos e o aumento da conscientização sobre segurança nos últimos anos, atribuiu a rastreabilidade uma importância vital, ampliando as obrigações para a cadeia de fornecedores.

ebook rastreabilidade da produção industrial

E para cumprir essas exigências, as empresas que fornecem diretamente ou são Tier 2 (sub-fornecedor) das montadoras, devem garantir a rastreabilidade dos seus produtos por meio de processos confiáveis. Neste post vamos falar sobre o que é, porquê fazer e como garantir  a rastreabilidade de produtos na sua indústria. 

O que é Rastreabilidade na Indústria Automotiva?

De forma geral, a rastreabilidade na indústria automotiva é o processo de documentação das peças e subconjuntos de um veículo ou lote específico, a partir de sua origem. A coleta e o gerenciamento das informações do que foi feito nos processos de fabricação, acompanha desde a aquisição de matérias-primas e peças até a produção, distribuição e descarte.

A cada produto ou lote é atribuído um número de identificação, permitindo recuperar o histórico de uso e aplicação de um item. Por exemplo, a data e hora, máquina, operador e a matéria-prima utilizada para a produção. Além disso, é possível fazer o processo inverso se for preciso identificar em quais produtos acabados a matéria-prima ou componente foi utilizado.

+LEIA MAIS: 5 maneiras de sabotar sua estratégia de Rastreabilidade

Por que a Rastreabilidade na Indústria Automotiva é importante?

Eventualmente, em caso de problemas com um componente, uma resposta lenta ou ineficaz pode gerar desde o demérito para o fornecedor, risco de perda do certificado de qualidade e do contrato de fornecimento e até um recall para substituição da peça defeituosa. Por exemplo, caso um defeito em determinada peça seja identificado e a montadora convoque um recall para substituição, ela fará isso para todos os automóveis que foram montados utilizando determinado lote do produto defeituoso. Portanto, o fornecedor terá que substituir todos os produtos do lote identificado, e se por acaso este fornecedor não possuir o sistema de rastreabilidade dos seus produtos, terá que substituir todas as peças que já foram fornecidas, podendo causar danos irreparáveis para a empresa.

Ou seja, com fortes práticas de rastreabilidade em vigor é mais provável que sua empresa forneça produtos de qualidade e que atendam as necessidades do seu cliente. Tudo isso porque a rastreabilidade suporta atividades críticas de garantia de qualidade, como análise de impacto de mudanças, verificação de conformidade e validação de requisitos. E em caso de problemas, sua empresa será capaz de garantir que através da identificação da matéria-prima, componentes e os itens produzidos pelo número de lote será detectado com facilidade a origem do defeito e poderá segregar apenas aquelas materiais.

Como garantir a rastreabilidade?

Em sua jornada da garantia da rastreabilidade na indústria automotiva, o tipo de informação pode variar. Mas algumas dessas informações são comuns na maioria dos processos de Fabricação dos Veículos, como:

1 – Fabricante de origem
2 – Instalação de fabricação ou montagem
3 – Lugar de origem
4 – Hora e data da produção
5. Número do lote
6. Número da peça
7. Número do modelo
8. Número de série
9. Componentes utilizados na montagem
10. Data de Validade

Alguns passos para garantir a rastreabilidade na indústria automotiva

1. Identificação da matéria-prima: A identificação dos números dos lotes de materiais recebidos é o primeiro passo do processo de rastreabilidade. Sendo assim, todos os materiais devem receber etiquetas com número de lote.

2. Inspeção de qualidade no recebimento: A qualidade das matérias-primas e componentes devem ser garantidas através de inspeções dos materiais recebidos.

3. Identificação do lote produzido: O processo produtivo deve ser acompanhado através da identificação dos lotes de produção que são vinculados aos lotes de matéria-prima e aos processos de fabricação.

4. Automatização do fluxo de informação: Para que se obtenha excelência na rastreabilidade é necessário agilidade e confiabilidade no registro e recuperação de dados. Nesse sentido a automatização é fundamental. Além disso, a automatização possibilita uma gestão mais precisa dos estoques, o que gera mais agilidade no processo de planejamento, compras e fluxo de caixa.

A eficiência do processo de rastreabilidade está diretamente relacionada com gerenciamento de riscos para a empresa. Assim, através dos produtos e processos é possivel identificar com antecedência potenciais defeitos para eliminá-los. ou reduzir os seus impactos para o cliente o final.

Sistema para garantir a rastreabilidade completa

Todos os dados de rastreabilidade podem ser acumulados e combinados em um código de barras e marcados na peça. Os leitores de barras decodificam os dados ao longo do ciclo de vida da peça e transferem as informações de forma confiável para um Software de Gestão ERP (Enterprise Resource Planning), que garante a rastreabilidade completa de cada peça de um veículo acabado.


Como sua indústria tem feito a rastreabilidade dos produtos? Conte para nós suas experiências com essa rotina.

Quer saber como a QS pode te ajudar a garantir a rastreabilidade de produtos? Solicite contato com um de nossos consultores.

 

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

entrega edi
Posted by qsconsultoria | 24/02/2020
A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia...
erp para indústria automotiva
Posted by qsconsultoria | 14/02/2020
Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as...
planilha para controle de estoque
Posted by qsconsultoria | 31/01/2020
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de uma indústria. Este controle fornece informações essenciais para áreas como o planejamento, manutenção, compras e produção exercerem suas atividades....