A RECEITA DE PRODUÇÃO X SISTEMA DE GESTÃO ERP

receita_produção_erp
Muitas pessoas tem a visão de um sistema de gestão ERP é um software para emitir nota fiscal e controlar e estoque, ou apenas para fazer o controle contábil da empresa, mas existem muitos outros recursos que podem contribuir com o negócio.

Neste artigo vamos falar sobre como um sistema de gestão ERP pode contribuir com a geração de receita da produção se você souber extrair o máximo do seu sistema de gestão.

1. O Planejamento da Produção

Seu cliente não vai fazer o pagamento de uma venda até que você faça a entrega, e se por acaso você não entregar ou atrasar demais, provavelmente o próximo pedido nunca será colocado. Todo ERP que se preze tem um recurso para o planejamento da produção, mas que em muitos casos é subutilizado pelas empresas.  Quando os clientes enviam seus pedidos, a área de vendas já tem todas as datas de entrega, a ferramenta de planejamento utiliza estas datas para determinar quando produzir para atender a demanda do cliente e se por acaso você identificar com antecedência que não será possível atender aquele prazo, você ainda tem um tempo de negociar com seu cliente.

Aprenda mais sobre planejamento com o ebook MRP desmistificado.

2. A origem da receita

Os ERP completos contemplam o planejamento e controle da produção, a áreas de vendas e a contabillidade e fiscal para fechar o ciclo. A sua produção pode incluir um mix de produtos que podem ser vendidos por contratos com entregas programadas e outros por entrega sob demanda. O ERP vai te ajudar a cruzar todas estas informações para identificar com mais precisão a origem destas receitas e saber onde é possível tomar alguma ação para melhorar os resultados.

3. O cruzamento e análise dos dados

Um sistema de gestão ERP inclui ferramentas para gerar e analisar dados do negócio e melhorar as vendas futuras. Ao analisar o histórico de vendas de um período você pode identificar uma sazonalidade de produto e cliente, ou picos de vendas em que vai precisar aumentar a capacidade de produção e já se planejar para esta demanda. Você também pode avaliar a lucratividade de um produto ou cliente comparando as informações de receita que vem de vendas e custos que vem da produção e tomar uma decisão que te ajudem a aumentar a receita das vendas.

Estes são recursos básicos que fazem parte de um bom sistema de gestão industrial e podem te ajudar a aumentar a receita que sua produção está gerando.


Se o seu sistema atual não atende todas as áreas e você gasta horas compilando informações para fazer análises, além de te ajudar a aumentar a receita, nós podemos te ajudar a reduzir custos também. Clique aqui e saiba como.

cta_redução_custos_erp

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

reduzir os custos industriais
Posted by qsconsultoria | 12/01/2021
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...
capacidade produtiva
Posted by qsconsultoria | 15/12/2020
Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria? Essa informação pode ser o que falta para a sua indústria aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o...
implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...