ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO

remessa_industrialização

Se na sua empresa o envio de remessa para industrialização por terceiro faz parte da rotina, eu posso apostar que você já passou por algumas dessas situações:

  • Você envia uma quantidade de peças para o fornecedor, ele te retorna a nota fiscal com a mesma quantidade, porém fisicamente está faltando peças;
  • Você já teve que conciliar nota por nota para conseguir fazer um relatório de quantidade de materiais em poder de terceiro, e ainda assim havia divergência com a quantidade informada pelo seu fornecedor;
  • Você já ultrapassou o prazo de 180 da suspensão do ICMS e teve que pagar imposto e multa por que não tinha controle do que estava em terceiro por quanto tempo;

Algumas dessas situações são familiares para você?

A boa noticia é que você não está sozinho nessa, muitas empresas possuem estes mesmo problemas. A má noticias é que agora estes problemas não são só de vocês. Com a entrada em vigor do Bloco K do SPED Fiscal, estas movimentações precisam estar registradas e aquela velha história “ah depois a gente faz ajuste” não vai mais dar certo. Então leia este post até o final que você vai entender como um sistema de gestão como o Q4-ERP te ajuda a resolver todos estes problemas, atender a legislação e ainda deixar o seu negócio mais ágil.

CONTROLE DE SALDOS DE ESTOQUE EM TERCEIRO

Quando você faz a emissão de uma nota fiscal utilizando o CFOP  5.901 / 6.901, o sistema retira esta quantidade do saldo de estoque disponível e exibe como “estoque em terceiro”. Dessa forma você pode extrair relatórios para saber os saldos de materiais que ainda se encontram em poder de terceiro e o que já foi retornado, para fazer conciliações, cobrar uma posição do fornecedor e controlar o prazo de suspensão de 180 dias do ICMS.

VÍNCULO AUTOMÁTICO ENTRE NOTA DE RETORNO E NOTA DE ORIGEM

Quando você faz a importação do XML da NF para um sistema ele realiza o vínculo entre a NF de retorno com a NF de envio do material para o fornecedor. O sistema não permite que você esqueça de colocar esta informação e perca o controle, e com isso ele faz os cálculos de saldo e gera relatórios.

CONTROLE DO PRAZO DE SUSPENSÃO DO ICMS

Para não ultrapassar o prazo de 180 dias em que o ICMS fica suspenso nos casos de remessa para industrialização é preciso ter um bom controle sobre as notas fiscais emitidas e retornadas, e este controle pode ser feito facilmente quando estas informações estão em um único banco de dados. Além disso é possível também criar alertas para que este prazo não seja ultrapassado.

DIVERGÊNCIA DE QUANTIDADE FÍSICA E FISCAL

Parece óbvio mas não é. O processo de conferência física no recebimento acaba passando batido em muitas empresas e isso gera grandes problemas de divergência entre as quantidades informadas na nota fiscal (estoque fiscal ou virtual) e as quantidades recebidas fisicamente (estoque físico). Quando você utiliza um sistema de gestão integrado, este processo não pode ser pulado, pois o recebimento de uma nota fiscal passa por 2 etapas, a fiscal e a física e portanto as divergências são reduzidas. Veja bem, eu disse que são reduzidas e não eliminadas, pois a contagem é feita por pessoas e as pessoas podem falhar.

Você tem outros problemas relacionados as remessas para industrialização que eu não citei aqui? Tem alguma sugestão que pode ajudar outras pessoas? Deixe seus comentários, e se gostou compartilhe este conteúdo.


Como você faz o controle dos materiais enviados para terceiro e o prazo de 180 dias de suspensão do ICMS? Nós podemos te ajudar, solicite o contato de um dos consultores para saber mais como controlar as notas fiscais de operação triangular no Q4-ERP.

Demo_relatório suspensão ICMS

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 26/06/2020
Junto com a área de manutenção, os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o maior tempo possível....
reduzir retrabalho e refugo
Posted by qsconsultoria | 04/06/2020
O retrabalho e refugo (sucata) é uma realidade em muitas indústrias, não importa o tamanho ou tipo de produção. O desafio dos gestores é identificar a origem do problema, já...
eficiência produtiva
Posted by qsconsultoria | 14/05/2020
Mesmo com tantos avanços na tecnologia, ainda é comum que indústrias de diferentes tamanhos enfrentem problemas que afetam a eficiência produtiva. Essas questões fundamentais são: a gestão das informações, de...