ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

RESILIÊNCIA, TECNOLOGIA E A GESTÃO NAS EMPRESAS

melhoria na gestão das empresas

Neste momento de crise e isolamento social, estamos ouvindo muito sobre a prática da Resiliência, mas você sabe o que isso significa?

Resiliência é um termo que veio da física, para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original.

Quando falamos em comportamento humano, a resiliência está ligada à capacidade e habilidade que as pessoas têm de transformar experiências ruins em aprendizados, adaptar-se às mudanças, superar os obstáculos e seguir em frente.
Separei dois tópicos sobre a Resiliência fazendo uma analogia com a Gestão nas empresas e a Tecnologia, para fazermos uma reflexão:

Adaptar-se às mudanças

De um dia para o outro o cenário mudou, a ordem é ficar em casa e o trabalho remoto e home office entrou na rotina das empresas no mundo inteiro. Por isso, em momentos de turbulência, precisamos de informações rápidas e precisas para a tomada de decisões.

As empresas que já estavam preparadas ou já tinham essa prática de trabalho remoto, não sentiram tanto o impacto dessa mudança. Só precisaram migrar seus colaboradores, pois a estrutura e os sistemas já estavam em nuvem preparados para acesso à distância.

Já para outras, foi um verdadeiro caos, as empresas não sabiam como fazer para garantir a segurança das informações e colocar a operação da empresa para funcionar tão rápido. Foi necessário adequar os computadores, buscar espaços e transferir documentos e planilhas para nuvem. E neste processo, muitos descobriram que apesar dos esforços seus sistemas não rodavam, deixando a adaptação mais traumática.

Superar obstáculos

No momento, estamos sendo obrigados a nos reinventarmos para sustentar o equilíbrio (físico, mental e material) e esperar em casa até que o tsunami passe.

Quem ainda não tem maturidade no processo de transformação digital, foi forçado a olhar para isso agora, e reconhecer que não dá mais para esperar para se atualizar, e ainda, que a tecnologia, é sim, um ítem essencial. Além disso, neste momento, ela é o único caminho para integrar pessoas, máquinas e processos.

Superar os obstáculos pode ser mais fácil para aqueles que se encontram despertos e usando a tecnologia a seu favor. As empresas que já utilizam seus ERPs em Núvem, são um exemplo disso; as áreas continuam integradas com o colaborador acessando de sua casa com segurança.


Como está sendo essa experiência para você? Sentiu a necessidade de se reinventar e tornar sua empresa mais digital?

Se precisar de ajuda conte comigo, na QS temos uma equipe preparada para atendê-lo. Nossos clientes também podem compartilhar como tem sido a experiência deles.

Tags
About The Author

Regina Devecchi

Sócia Diretora na QS Consultoria e Sistemas, formada em Administração e Marketing pela UNIP, especialista em Vendas Consultivas de Software de Gestão empresarial (ERP), atua a mais de 20 anos nas áreas de Gestão e estratégias empresariais de Vendas & Marketing.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

eficiência produtiva
Posted by qsconsultoria | 14/05/2020
Mesmo com tantos avanços na tecnologia, ainda é comum que indústrias de diferentes tamanhos enfrentem problemas que afetam a eficiência produtiva. Essas questões fundamentais são: a gestão das informações, de...
controle de produção industrial
Posted by qsconsultoria | 07/05/2020
Durante os mais de 20 anos trabalhando com implantações de sistemas de gestão ERP em indústrias de manufatura, percebemos que alguns problemas de controle de produção são comuns, por exemplo,...
benefícios do erp na nuvem
Posted by qsconsultoria | 22/04/2020
Se havia alguma dúvida quanto a importância das tecnologias em nuvem para trabalho remoto e colaborativo, o cenário atual elevou a discussão a outro nível. Neste período, cada vez mais...