ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

RESILIÊNCIA, TECNOLOGIA E A GESTÃO NAS EMPRESAS

melhoria na gestão das empresas

Neste momento de crise e isolamento social, estamos ouvindo muito sobre a prática da Resiliência, mas você sabe o que isso significa?

Resiliência é um termo que veio da física, para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original.

Quando falamos em comportamento humano, a resiliência está ligada à capacidade e habilidade que as pessoas têm de transformar experiências ruins em aprendizados, adaptar-se às mudanças, superar os obstáculos e seguir em frente.
Separei dois tópicos sobre a Resiliência fazendo uma analogia com a Gestão nas empresas e a Tecnologia, para fazermos uma reflexão:

Adaptar-se às mudanças

De um dia para o outro o cenário mudou, a ordem é ficar em casa e o trabalho remoto e home office entrou na rotina das empresas no mundo inteiro. Por isso, em momentos de turbulência, precisamos de informações rápidas e precisas para a tomada de decisões.

As empresas que já estavam preparadas ou já tinham essa prática de trabalho remoto, não sentiram tanto o impacto dessa mudança. Só precisaram migrar seus colaboradores, pois a estrutura e os sistemas já estavam em nuvem preparados para acesso à distância.

Já para outras, foi um verdadeiro caos, as empresas não sabiam como fazer para garantir a segurança das informações e colocar a operação da empresa para funcionar tão rápido. Foi necessário adequar os computadores, buscar espaços e transferir documentos e planilhas para nuvem. E neste processo, muitos descobriram que apesar dos esforços seus sistemas não rodavam, deixando a adaptação mais traumática.

Superar obstáculos

No momento, estamos sendo obrigados a nos reinventarmos para sustentar o equilíbrio (físico, mental e material) e esperar em casa até que o tsunami passe.

Quem ainda não tem maturidade no processo de transformação digital, foi forçado a olhar para isso agora, e reconhecer que não dá mais para esperar para se atualizar, e ainda, que a tecnologia, é sim, um ítem essencial. Além disso, neste momento, ela é o único caminho para integrar pessoas, máquinas e processos.

Superar os obstáculos pode ser mais fácil para aqueles que se encontram despertos e usando a tecnologia a seu favor. As empresas que já utilizam seus ERPs em Núvem, são um exemplo disso; as áreas continuam integradas com o colaborador acessando de sua casa com segurança.


Como está sendo essa experiência para você? Sentiu a necessidade de se reinventar e tornar sua empresa mais digital?

Se precisar de ajuda conte comigo, na QS temos uma equipe preparada para atendê-lo. Nossos clientes também podem compartilhar como tem sido a experiência deles.

Tags
About The Author

Regina Devecchi

Sócia Diretora na QS Consultoria e Sistemas, formada em Administração e Marketing pela UNIP, especialista em Vendas Consultivas de Software de Gestão empresarial (ERP), atua a mais de 20 anos nas áreas de Gestão e estratégias empresariais de Vendas & Marketing.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

ferramentas gestao de fornecedores
Posted by qsconsultoria | 13/07/2020
A qualidade do atendimento dos seus fornecedores impacta diretamente na qualidade do seu atendimento para com seus clientes. Diante disto, além de se tratar uma norma da ISO 9001:2015, a...
manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 26/06/2020
Junto com a área de manutenção, os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o maior tempo possível....
reduzir retrabalho e refugo
Posted by qsconsultoria | 04/06/2020
O retrabalho e refugo (sucata) é uma realidade em muitas indústrias, não importa o tamanho ou tipo de produção. O desafio dos gestores é identificar a origem do problema, já...