SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO E A SEMELHANÇA COM O CASAMENTO

sistema de gestão integrado

Adaptação, comprometimento, dedicação, compreensão tem tudo a ver com este momento de transição entre  a vida de solteiro para a vida de casado, não é? Ou então pode ser também o momento de transição entre uma gestão desintegrada para uma integrada.

A verdade é que para implantar um sistema de gestão integrado (independe da compra de licença ou aluguel do software) você precisa ter algumas coisas em mente, e costumamos dizer que é como em um casamento, pois a ideia é que você desenvolva uma bom relacionamento com o seu fornecedor para que sejam duradouro, assim como quando você casa você não pensa em separar.

Neste post eu vou mostrar para você 5 coisas que você precisa pensar antes de tomar a decisão de implantar um sistema sistema de gestão integrado e como elas se relacionam com a decisão de casar.

1.Defina um escopo claro.

Quantas vezes você já viu casais de amigos, ou até você mesmo, planejando uma festinha íntima e terminando com 500 convidados e um festão? Em implantação de sistema é a mesma coisa, o consultor fecha uma proposta de acordo com a capacidade da investimento da empresa, mas depois surgem requisitos que não haviam sido levantados anteriormente e o projeto vai aumentando, se estendendo e encarecendo. Por isso é muito importante que na fase de negociação e análise da proposta o escopo do projeto já fique claro. Muitas empresas não fazem isso por que sabem que não vão conseguir manter o valor que querem para negociar com o cliente se incluírem tudo logo no início então fecham uma proposta e depois começam as surpresas.

2.Estabeleça um valor para investir

Faça o possível para segui-lo. Como falei acima, mudanças de escopo precisam ser evitadas ao máximo, mas podem se necessárias em alguns caso, é quase impossível prever todos os requisitos de um projeto dessa complexidade. Por isso é importante que existe um limite definido, porém com flexibilidade, e qualquer alteração deve ser documentada e justificada para o fechamento do projeto e análise de ROI.

3. Se comprometa

E aqueles meses de planejamento do casamento com todas aquelas decisões que precisam ser tomadas, concessões que precisam ser feitas e os casar quase se matam antes mesmo de casar? O mesmo acontece na implantação de sistema. Todas as pessoas precisam estar comprometidas com o projeto, começando pela diretoria até os níveis operacionais. Não adianta apenas tomar a decisão de compra e fechar o negócio e depois ficar ausente ao projeto, os gestores da empresa precisam acompanhar de perto pois decisões precisam ser tomadas durante a implantação e todos precisam estar alinhados.

4. Entenda quais são os requisitos primordiais para o seu negócio.

As cerimonialistas tem o importantíssimo papel de entender as preferencias e gostos de cada casal para planejar o seu grande dia. Os consultores de implantação de ERP também, com a diferença que muitas vezes as pessoas não sabem exatamente o que elas precisam quando se trata solução tecnológica, então o trabalho do consultor é ainda um pouquinho mais complexo. Mas você como contratante, precisa ter em mente os pontos que são primordiais para o seu negócio e garantir que eles tenham ficado claro e fazem parte do escopo do projeto.

5. Prepare-se para mudanças

Diversas mudanças vem junto com a decisão de casar, e claro uma implantação de ERP não é diferente. Quanto mais as pessoas estiverem preparadas no sentido de estarem abertas para mudanças e adaptações, mais tranquila será a fase de transição. Muitos projetos de ERP são traumáticos por não se dá a devida atenção a comunicação com as pessoas e ao gerenciamento da mudança.

Mas mesmo com tantas semelhanças, eu ainda acho que implantar um sistema de gestão é mais fácil do que casar. O que vocês acham?


Se você já esta preparado, fale agora mesmo com um consultor da QS, se você ainda não sabe, faça um diagnóstico e descubra.

diagnostico erp

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

reduzir os custos industriais
Posted by qsconsultoria | 12/01/2021
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...
capacidade produtiva
Posted by qsconsultoria | 15/12/2020
Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria? Essa informação pode ser o que falta para a sua indústria aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o...
implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...