SISTEMA DE GESTÃO ERP: DESENVOLVER x COMPRAR x ALUGAR

sistema de gestão erp

Existem inúmeras opções e formatos de implantação de um sistema de gestão ERP, mas já posso te adiantar: não é necessário investir fortunas para ter um bom ERP na sua indústria. Existem novas modalidades de aquisição de software que permitem adaptar o projeto de implantação aos processos da sua empresa.

Aquela história de comprar licenças para diversos recursos que você provavelmente nunca irá usar é coisa do passado. E para te ajudar a entender um pouco melhor, explicamos neste post as opções de aquisição de software ERP que estão disponíveis no mercado HOJE.

Veja também: Comparativo de vantagens e desvantagens do desenvolvimento X sistema de mercado

Métodos de Aquisição de Sistema de Gestão ERP

1. Desenvolvimento Interno

Desenvolver um sistema de gestão ERP em casa é a opção mais personalizada que você vai encontrar. Com o desenvolvimento interno, sua empresa terá um software completamente aderente aos processos atuais da empresa já que os programadores podem atender todos os desejos dos usuários.

No entanto, justamente pela facilidade de personalização, pode ser difícil garantir que os processos sejam 100% confiáveis. Além disso, demanda uma equipe de TI para desenvolver e manter o sistema atualizado, o que resulta em altos custos e riscos para a empresa. Essas desvantagens tem sido decisivas para que cada vez mais, as empresas optem por outras opções.

2. Desenvolvimento interno em parceria com terceiros

Apesar de parecida com a anterior, neste caso a equipe de TI é terceirizada e o projeto é feito em parceria. Essa opção pode reduzir os custos e o tempo de desenvolvimento, mas os riscos continuam sendo altos para a empresa que pode acabar com um sistema incompleto e com muitos bugs.

3. Software sob encomenda

Esta opção permite que você tenha um software ERP personalizado, mas criado inteiramente por um fornecedor de sua escolha. Como esperado, essa opção também tem custos mais altos se comparado a outras opções. Neste formato a flexibilidade é mantida, mas todo projeto é de responsabilidade do fornecedor, incluindo a manutenção e suporte.

4. Software de mercado pronto

Aqui o fornecedor desenvolve e implementa o sistema de gestão ERP utilizado por sua empresa e também por outros clientes. Por isso, uma característica que se destaca neste formato é a menor flexibilidade, visto que as funcionalidades são utilizadas por todos. Mas vale ressaltar que nem todos os sistemas são completamente fechados, alguns deles permitem realizar customizações para atender sua demanda (Cuidado! Muitos fornecedores de ERP só realizam customizações à valores milionários). No entanto, havendo uma solução especialista no seu segmento, a necessidade de customizações pode ser diminuída a zero.

Essa opção é vantajosa para que sua empresa possua um sistema já estabilizado, que roda em várias outras empresas, atende aos processos mais críticos do seu negócio e com um custo muito menor que todas as opções anteriores.

Além disso, existem alguns formatos de aquisição que flexibilizaram (e muito) a aquisição de sistemas de gestão ERP de mercado, e também tornaram a opção de implantação muito mais atrativas quando comparadas às opções de desenvolvimento citadas anteriormente. Veja:

a. Implantação por processo

No passado, a única opção para as empresas que optavam por um software era comprar ele completo. Ou seja, independente da sua necessidade, sua empresa precisaria obter todas as funcionalidades. Isso fez com que um ERP fosse coisa de grandes empresas. Mas o cenário mudou, e hoje existe no mercado a opção de implementação por processo, que permite sua empresa adquirir apenas o que vai utilizar no momento e se necessário, posteriormente implantar os outros. A principal vantagem é permitir que pequenas empresas melhorem sua gestão sem gastar muito.

b. Locação (SaaS – Software as a Service)

Essa mais recente das modalidades surgiu com os ERP’s WEB. Neste caso, não existe a venda de licenças, você paga uma assinatura de uso do software, assim como serviços de internet ou telefonia. A principal característica deste formato é que não exige nenhuma infraestrutura de TI já que o software fica instalado em um servidor na nuvem (Cloud). A principal característica deste formato são os custos extremamente reduzidos, mas grande parte das empresas que trabalham neste formato não realizam customizações.

5. Mix de soluções

Essa é, teoricamente, a melhor opção de utilização, embora também tenha algumas desvantagens. Você escolhe aplicações de software de vários fornecedores, escolhendo o melhor para cada área funcional e depois integra todas as informações.

Neste formato, a vantagem é justamente tirar o melhor de cada sistema disponível, porém a grande desvantagem é a integração entre as soluções que nem sempre funciona perfeitamente ou se quer é possível.


Ainda está com dúvida de qual a melhor opção para sua empresa? Confira neste post algumas dicas para te ajudar a avaliar o melhor para sua empresa.

A QS é especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão ERP para indústrias do segmento automotivo (fornecedor direto e sistemistas) e trabalha com implantações por processo e formato SaaS, se quiser saber como podemos ajudar a sua empresa, solicite agora uma apresentação do Q4-ERP Industrial.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

reduzir os custos industriais
Posted by qsconsultoria | 12/01/2021
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...
capacidade produtiva
Posted by qsconsultoria | 15/12/2020
Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria? Essa informação pode ser o que falta para a sua indústria aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o...
implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...