ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como um ERP auxilia na implantação do Lean Manufacturing

Posted by Equipe de Conteúdo QS | 02/03/2020 | BLOG
lean manufacturing

Houve um tempo em que as pessoas pensaram que os conceitos do Lean Manufacturing e de Sistema de Gestão ERP eram controversos. Entretanto, atualmente existe um consenso entre os especialistas da área de que o ERP pode sim auxiliar e suportar os processos de implantação da filosofia lean manufacturing em uma indústria.

Se a sua empresa busca melhorar os processos, este artigo é para você. Aqui falaremos de 3 principais formas que um sistema de gestão ERP pode auxiliar a implantação do lean manufacturing na sua indústria.

Mas afinal, como funciona o Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing nada mais é que a adaptação ocidental da metodologia oriental, conhecida como Sistema Toyota de Produção. Essa metodologia trouxe resultados memoráveis para a indústria ao focar em atividades que geram valor ao cliente final e eliminar diversos desperdícios. Entretanto, para que uma empresa consiga implantar essa filosofia, é fundamental que as pessoas estejam comprometidas com este processo, já que nada acontece do dia para a noite. Aqui já identificamos semelhanças entre a implantação do Lean Manufacturing e de um sistema ERP: ambos exigem comprometimento dos colaboradores, mapeamento de processos e ações de melhoria.

Como o ERP ajuda na implantação do Lean Manufacturing?

1. Redução de Desperdícios

Durante a implantação, é importante que todas as atividades que não tragam valor ao negócio sejam eliminadas. Neste ponto, o ERP é a ferramenta que se dispõe a centralizar os processos da empresa através de rotinas e workflow, evidenciando as possibilidades de melhorias. Além disso, um ERP pode auxiliar na redução de estoque e de tempo, já que as informações são compartilhadas com todos. E ainda, os sistemas de gestão são uma grande fonte de dados para mapear as melhorias que podem ser implantadas, documentar os novos processos e medir seu desempenho.

2. Melhoria Contínua

Como sabemos o lean manufacturing não é um projeto que possui data fim, pois essa é uma filosofia que tem como fundamento básico a melhoria contínua. No início do projeto, são definidas as metas e elas são continuamente revisadas, e estabelecidas metas novas, ou seja, um ciclo de melhoria continua. (PDCA). Aqui o ERP entra como facilitador durante a implantação dos projetos e presta auxílio no acompanhamento dos resultados através de relatórios e Business Intelligence que podem gerar alertas quando um processo não está saindo como o desejado

3. Informação compartilhada

Um dos pilares do Lean Manufacturing é a colaboração, e o ERP pode ajudar muito quando se trata ao compartilhamento das informações. As informações compartilhadas podem ser desde os dados dos clientes, até as informações dos fornecedores. Ao centraliza-los se reduz o retrabalho e o tempo de espera pela informação, também melhora o atendimento ao cliente final. (que é o objetivo de toda empresa).


E aí, trouxemos alguma informação desconhecida por você? Qualquer dúvida sobre o tema, pode deixar aqui nos comentários.

Quer saber como a QS pode ajudar a sua empresa a implantar o Lean Manufacturing? Clique no botão ao lado e solicite uma apresentação do Q4-ERP Industrial.

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

estratégia da cadeia de suprimentos
Posted by mariana | 02/04/2020
A cadeia de suprimentos é desenvolvida pelas empresas para que elas possam reduzir seus custos e se manter competitiva no mercado. Esse processo é crucial, porque uma cadeia de suprimentos...
sistema erp para gestão da produção
Posted by qsconsultoria | 17/03/2020
Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, tanto no chão de fábrica, quanto nas áreas de suporte. Mas não para por aí, os...
programação de entrega
Posted by qsconsultoria | 24/02/2020
A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia...