ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

SISTEMA DE GESTÃO ERP E A MELHORIA DE PROCESSOS

sistema_erp_melhoria_de_processo

Como um sistema de gestão ERP pode ajudar a sua indústria na melhoria de processos? A resposta para esta pergunta depende de o quanto a sua empresa está disposta a mudar os seus processos, de quanto os seus colaboradores estão comprometidos com a melhoria de processos e abertos a mudanças.

Existem inúmeros benefícios que um sistema de gestão ERP pode trazer para uma empresa. É só dar um google que você vai ver, mas pouco fala-se da importância das pessoas e da melhoria de processos para que se consiga realmente alcançar todos estes possíveis benefícios que um software ERP pode trazer para o seu negócio.

Algumas pessoas pensam que a implantação de um sistema de gestão pode resolver todos os problemas da empresa, mas se esquecem que o software é apenas uma ferramenta que automatiza os processos que são criados, alimentados e otimizado pelas pessoas. Então após algum tempo de implantação você vê que a empresa continua com os mesmos problemas que tinha antes dele, será mesmo que o problema era o software?

Por exemplo, digamos que uma indústria tenha muita dificuldade em fazer o controle dos seus estoques o que acaba impactando todas as áreas da empresa. O planejamento não consegue saber a necessidade de material para comprar e produzir já que não sabe o que está em processo e em pedido de compra. O faturamento não sabe o que está pronto para ser expedido, e o recebimento não sabe o que está para chegar. Vendas não consegue passar previsão de entrega para o cliente por que não pode acompanhar o status de produção dos seus pedidos.

Então esta empresa decide que precisa de um sistema de gestão ERP para melhorar o seu controle de estoque, e faz a implantação de um software. Porém, por questões culturais o pessoal da produção não faz todos os apontamentos de produção no novo sistema, e por isso quando o material está pronto para ser expedido o faturamento não consegue emitir a nota fiscal, já que o sistema alega não ter estoque, então eles fazem um ajuste para emitir a nota fiscal. O pessoal de compras como já tinha criado um sistema interno optou por continuar utilizando esse sistema então não coloca seus pedidos no novo software, por isso o planejamento não sabe o que tem de pedido colocado e também não sabe o estoque real de material produzido, então acaba fazendo todos os calculos de necessidade de compra e produção de materiais em planilhas, com uma pessoa que trabalha dedicada a contagem diaria dos estoques para atualizar a planilha de planejamento.

O sistema de gestão ERP foi implantado, mas quais ganhos de produtividade ele trouxe para a empresa que não se abriu para revisar seus procedimentos e implementar melhorias de processo? É por isso que é muito comum encontrarmos implantações fracassadas, sistemas sub-utilizados, usuários insatisfeitos e empresas que não conseguem extrais todos os benefícios que um sistema de gestão ERP pode gerar.

As pessoas ainda não entenderam que os processos dentro da empresa são interligados e que se não existe mudanças na forma como os processos são executados, nenhuma ferramenta será capaz de entregar um resultado diferente. Um sistema de gestão ERP só poderá auxiliar na melhoria de processos quando a empresa enxergar na implantação uma oportunidade de mudar a forma como trabalha e conscientizar seus colaboradores a se abrirem para mudanças e se comprometer com a melhoria, caso contrário será tempo e dinheiro perdido, melhor continuar utilizando as planilhas.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

planejamento de necessidade de materiais
Posted by qsconsultoria | 25/03/2019
O planejamento de materiais dentro uma indústria do setor automotivo, especialmente aquelas que fornecem diretamente para as montadoras, é um desafio diário. As constantes alterações na programação de entrega exigem...
agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...