ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Gestão da Produção Industrial: Por que você deve utilizar um ERP na sua indústria

sistema erp para gestão da produção

Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, tanto no chão de fábrica, quanto nas áreas de suporte. Mas não para por aí, os sistemas fornecem benefícios para todas as áreas, otimizando a produtividade e o tempo dos colaboradores. Especialmente para a gestão da produção, um ERP permite o acesso rápido, fácil e confiável de tudo que acontece em tempo real. Além dos benefícios de acompanhar o que está acontecendo, os clientes ficam satisfeitos com a agilidade, pois se solicitarem uma informação, rapidamente serão atendidos.

Para te ajudar, neste artigo vamos apresentar 4 motivos de utilizar um sistema ERP para gestão da produção.

cta_ebook_guia_escolher_erp

Por que usar um sistema ERP para a gestão da produção industrial?

1. Integração de todos os processos dentro da indústria

A grande maioria dos sistemas de gestão são desenvolvidos para atender as necessidades de todos os departamentos da indústria. Desde o gerenciamento do estoque até a geração de relatórios de cobrança por cliente. Além disso, ele conecta todas as informações, para ser fácil rastrear quando necessário. Dessa forma, se um cliente quiser saber por exemplo, qual status de seus pedidos, o vendedor é capaz de responder imediatamente consultando a ‘Ordem de Fabricação’. Ou então, quando um líder de produção precisar saber em tempo real o que está sendo produzido por cada operador, ele pode fazer isso sem sair da sua estação de trabalho.

2. Facilidade na gestão das informações

É comum encontrar na fábrica centenas (se não milhares) de códigos de produtos, e para ter controle sobre isso é indispensável um sistema confiável. Constantemente novos produtos são criados, outros descontinuados, componentes de uma estrutura modificados e etc. Por isso, é fundamental que estas informações estejam sempre atualizadas para garantir um bom gerenciamento de inventário, atender as fiscais como o Bloco K e claro, ter rastreabilidade dos seus produtos.

3. Relatórios e automação para análise de dados

A compilação de dados deve ser feita sempre, seja para reuniões, análises ou definições de planos de ação. Quando as indústrias não possuem um sistema ERP, os colaboradores precisam se dedicar a reunir todos esses dados manualmente. O problema é que, além de demorado, quando as informações são manipuladas manualmente o risco de erros é alto e a equipe pode acabar tomando uma decisão com base em dados que não refletem a realidade da sua fábrica. Aliás, os colaboradores poderiam estar trabalhando em atividades que geram mais valor ao cliente final, ao invés de realizar procedimentos que já podem ser automatizados.

4. Os sistemas ERP foram criados para a indústria

Originalmente chamado de Planejamento de Requisitos de Material (MRP), os sistemas que conhecemos hoje como Enterprise Resource Planning (ERP) foram inicialmente criados para gerenciar o inventário da fábrica. Os envolvidos no processo sabem o quão complexo pode ser fazer a gestão de inventário através de planilhas, e isso se torna ainda mais complexo quando se trata de produtos com a estrutura de vários níveis, com subprodutos ou então, beneficiamento externo.


Aqui na QS contamos com uma solução completa que pode ser ideal para a indústria. Se quiser saber mais clique no botão ao lado e solicite uma apresentação.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

ferramentas gestao de fornecedores
Posted by qsconsultoria | 13/07/2020
A qualidade do atendimento dos seus fornecedores impacta diretamente na qualidade do seu atendimento para com seus clientes. Diante disto, além de se tratar uma norma da ISO 9001:2015, a...
manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 26/06/2020
Junto com a área de manutenção, os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o maior tempo possível....
reduzir retrabalho e refugo
Posted by qsconsultoria | 04/06/2020
O retrabalho e refugo (sucata) é uma realidade em muitas indústrias, não importa o tamanho ou tipo de produção. O desafio dos gestores é identificar a origem do problema, já...