ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

SISTEMA DE GESTÃO ERP PRÓPRIO OU DE TERCEIRO? QUAL É A MELHOR OPÇÃO

Como escolher entre sistema de gestão ERP proprio X ERP de mercado

A primeira pergunta que vem a cabeça de todo gestor quando chega o momento de investir em um sistema de gestão ERP é :

“Vamos desenvolver um sistema de gestão próprio ou adquirir um de terceiro no mercado?”

A decisão de implantar um sistema integrado de gestão é um processo estratégico que demanda visão de longo prazo. Tanto o desenvolvimento de sistema ERP próprio como a aquisição de um ERP de terceiro no mercado possui as suas vantagens e desvantagens, mas antes mesmo de avaliar estas vantagens de desvantagens de cada opção existem 3 perguntas básicas sobre o seu negócio que precisam ser respondidas para te ajudar a ter mais clareza no processo de decisão.

Veja também: Comparativo de vantagens e desvantagens do desenvolvimento X sistema de mercado

Desenvolver um sistema ERP próprio ou adquirir ERP de terceiro?

1.O quanto a sua empresa está disposta a mudar processos?

Essa é a primeira pergunta que deve ser feita quando se inicia um processo de decisão sobre a implantação de um sistema de gestão ERP. Independente se o software será desenvolvido internamente ou terceirizado, uma implantação de ERP sem revisão de processos está fadada ao fracasso. É preciso avaliar o quanto a empresa está disposta a revisar e melhorar a forma como trabalha. Um ERP próprio será 100% customizado ao processos atuais (sejam eles bons ou ruims) mas tenha em mente que altos níveis de cutomização significam altos custos com desenvolvimento. Já um de ERP de Terceiro exigirá adaptações da empresa e estas adaptações podem ser uma grande oportunidade de melhoria e adequação de processos a melhores práticas de mercado.

2.Quanto a sua organização poderá mudar a medida que cresce?

A segunda pergunta que precisa ser respondida para se ter mais clareza no processo de decisão entre desenvolver o ERP proprio ou adquirir um de mercado é o quanto o seu negócio poderá mudar ao crescer. Essa resposta trará mais clareza com relação a quanto de flexibilidade será necessário de um sistema de gestão e a robustez deste sistema. Um ERP de mercado não será tão flexível nas customizações quanto um ERP proprio, por outro lado o ERP proprio pode não ser tão robusto quanto um de mercado e ainda custar muito mais.

3.Quais funções empresariais proporcionam uma vantagem competitiva?

Para responder esta pergunta é preciso ter claro quais são os processos críticos da empresa, os que estão diretamente relacionados a vantagem competitiva do negócio. Seu ERP deverá prioritariamente contemplar estes processos para que você tenha vantagem sobre os seus concorrentes. Se estes recursos puderem ser encontrados em um software de mercado ótimo, existem ERP especialistas em um segmento (O Q4-ERP que é especialista no setor automotivo e requisitos de montadora), caso contrário desenvolver internamente pode ser a melhor solução para que a sua empresa. Exemplo, se a capacidade de processamento de pedidos da sua empresa lhe der uma vantagem competitiva sobre os outros fornecedores, não seria uma boa idea instalar um software de mercado que não mantenha este mesmo desempenho. Mas é preciso muito cuidado, pois fazer customizações em certos softwares de mercado para atender a estas vantagens competitivas pode custar milhões e ser um tiro no pé,

Então como escolher entre um ERP Proprio X ERP de Terceiro?

Se você optar por desenvolver o seu próprio ERP internamente poderá se beneficiar da alta personalização do software, porém terá altos custos de desenvolvimento e manutenção, principalmente quando se trata de questões fiscais e legislação brasileira. Ao optar por um software ERP de mercado a flexibilidade é reduzida, porém há ganhos com relação a estrutura robusta para suportar o crescimento do negócio, as mudanças de cenário e de legislação a um custo mais acessível.

Veja também: Comprar X Alugar X Desenvolver um sistema ERP, qual é a melhor opção?


A QS decidiu se especializar em sistema de gestão ERP para fornecedores de montadora para oferecer a este mercado soluções específicas que os ERP genéricos não atendem como: etiquetas de rastreabilidade, complemento logístico de XML, sequenciado de produção, entre outros requisitos. Fale agora com um consultor para saber como podemos ajudar a sua indústria.

cta_fale_consultor

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

planejamento de necessidade de materiais
Posted by qsconsultoria | 25/03/2019
O planejamento de materiais dentro uma indústria do setor automotivo, especialmente aquelas que fornecem diretamente para as montadoras, é um desafio diário. As constantes alterações na programação de entrega exigem...
agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...