ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

SISTEMA PARA RASTREABILIDADE DE PRODUTO – DICAS PARA ESCOLHER UM PARA SUA INDÚSTRIA

sistema para rastreabilidade de produtos na indústria

Existem diversas razões para que um cliente exija a rastreabilidade de um produto manufaturado, assim como há vários níveis de sofisticação com relação ao grau de rastreabilidade, e consequentemente as necessidades de recursos exigidos de um sistema para a rastreabilidade de produto.

As indústrias da cadeia automotiva sabem bem disso, as montadoras são muito exigentes neste quesito e além de ter que garantir a rastreabilidade completa, ou seja, não apenas chegar aos lotes de origem da matéria-prima mas rastreia todo o processo de produção daquele item. Por isso é importante entender as necessidades de rastreabilidade do seu negócio antes de escolher um sistema ERP que contemple isso, já que o mercado está cheio de soluções que prometem mas não cumprem este requisito de forma integral.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre alguns pontos importantes na hora de escolher um sistema para rastreabilidade de produto que será utilizado na sua indústria, para garantir que o seu processo de rastreabilidade seja confiável.

 +VEJA TAMBÉM: Como um sistema ERP ajuda a garantir a rastreabilidade da produção

Qual grau de rastreabilidade necessário na sua indústria?

Em alguns casos o controle por lotes dos materiais consumidos pode ser o suficientes, em outros, é preciso saber também o processo de fabricação completo como as operações, em que máquinas foram realizadas, por qual operador, as inspeções as quais a peça foi submetida. Uma análise de risco auxilia no entendimento dos requisitos relacionados a rastreabilidade, pois fornece uma visão mais clara das gravidade e dos custos em casos de ocorrência de um problema.

Matriz de Necessidades

Uma maneira de identificar qual o grau de rastreabilidade que o seu negócio exige é criar uma matriz de necessidades, onde o eixo ” x” é a “freqüência” e o “y” a “responsabilidade potencial”. Os produtos que se encaixam na parte do meio para cima – maior que a responsabilidade média – indicam que se ocorrerem problemas os riscos financeiros são altos por isso nestes casos o sistema de rastreabilidade deve contemplar todo o processo e ser confiável. Os produtos que ficarem na metade direita – maior que a frequência média – indicam que há uma necessidades constante de consulta por isso o sistema de rastreabilidade deve ser fácil de usar e extrair informações, para que tenha uma rastreabilidade completa e de fácil acesso. Já os produtos que ficarem no quadrado esquerdo inferior – baixa responsabilidade e baixa freqüência – você pode escolher um software baseado em outros critérios, e estar satisfeito com quaisquer características de rastreabilidade estão disponíveis. Se você estiver no canto superior direito – alta responsabilidade e alta freqüência – rastreabilidade de fabricação é um dos dois ou três principais características que fazem ou quebram o negócio.

Como o software faz a rastreabilidade?

 Se você já sabe que a rastreabilidade é importante para o seu negócio, então você deve conhecer a fundo como um sistema realiza este processo. Apenas uma demonstração feita pelo consultor não é suficiente para entender este processo, solicite uma visita a um cliente que já utiliza este processo e veja como funciona na prática, no chão de fabrica. O dia a dia da empresa é bem mais complexo, analise como o sistema irá fazer a rastreabilidade nas duas direções:

  • Quais foram os lotes de matéria-prima utilizados para produzir este produto acabado
  • Quais foram os produtos acabados que consumiram este lote de matéria-prima

 

Quais etapas do processos são automatizadas?

A forma como os dados são coletados em cada etapa do processo é de extrema importância para que se tenha um processo de rastreabilidade confiável. É importante analisar como o software faz a coleta dos dados, se pode ser conectado diretamente a máquina, se existem etapas manuais.


Você precisa garantir a rastreabilidade da produção na sua indústria, mas está complicado fazer isso em planilhas? O seu sistema atual não atende a rastreabilidade no nível de exigência do seu cliente? Nós podemos te ajudar! Com o Q4-ERP industrial você consegue garantir a rastreabilidade completa da produção de forma segura, confiável e simples. Solicite uma demonstração personalizada para conhecer todos os recursos e descobrir como garantir a rastreabilidade na sua indústria.

Demo_Rastreabilidade por Nota Fiscal

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

planejamento de necessidade de materiais
Posted by qsconsultoria | 25/03/2019
O planejamento de materiais dentro uma indústria do setor automotivo, especialmente aquelas que fornecem diretamente para as montadoras, é um desafio diário. As constantes alterações na programação de entrega exigem...
agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...