ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

SISTEMA DE GESTÃO ERP: DESENVOLVER x COMPRAR x ALUGAR

Posted by QS Consultoria | 09/05/2017 | BLOG, SISTEMA DE GESTÃO ERP
sistema de gestão erp - desenvolvimento interno_compra_aluguel

Atualmente existem inúmeras opções e formatos de implantação de um Sistema de Gestão ERP, e já posso te adiantar que você não precisa investir fortunas para ter um sistema integrado na sua indústria. Existem novas modalidades de aquisição de software que permitem adaptar o projeto de implantação aos processos da sua empresa. Aquela história de comprar licenças de diversos recursos que você nunca irá usar é coisa do passado. Para você entender um pouco melhor, explicamos aqui as opções de aquisição de software ERP que estão disponíveis no mercado hoje.

Veja também: Comparativo de vantagens e desvantagens do desenvolvimento X sistema de mercado

1.Desenvolvimento interno

Desenvolver em casa um sistema de gestão ERP é a opção mais personalizada para que você tenha um software completamente aderente aos processos atuais da empresa já que os programadores podem atender a todos os desejos dos usuários, mas isso não garante que os processos serão 100% confiáveis. Além disso será necessário ter uma equipe de TI para desenvolver e manter este sistema atualizado, o que resulta em um alto custo e riscos para e empresa, por isso esta opção é cada vez menos utilizada.

2. Desenvolvimento interno em parceria com terceiros

Esta opção é muito parecida com a anterior, porém neste caso a equipe de TI é terceirizada e o projeto é feito em parceria. Isso para reduzir um pouco os custos e também o tempo de desenvolvimento, mas os  riscos acabam também sendo altos para a empresa, que pode ficar com um sistema inacabado e com muitos bugs.

3.Software sob encomenda

Esta opção permite que você tenha um software ERP personalizado mas criado inteiramente por um fornecedor de sua escolha. Como esperado, esta opção também é cara em comparação com algumas das opções abaixo da lista. Neste formato a flexibilidade é mantida mas todo o projeto é de responsabilidade do fornecedor, incluindo a manutenção e suporte.

4.Software de mercado pronto

Nesse cenário, o fornecedor desenvolve e implementa um sistema de gestão ERP que é utilizado pela sua empresa e por  todos os outros clientes dessa empresa. Por isso neste formato uma característica que se destaca das outras até aqui é a menos flexibilidade, já que as funcionalidade são utilizadas por todos. Vale ressaltar que nem todos os sistemas são completamente fechados, alguns permitem realizar customizações (dependendo da empresa essas alterações podem custar milhões, cuidado). Porém se você encontrar um sistema de ERP que seja especialista no seu segmento, as chances são de que será preciso customizar muito pouco ou quase nada. Neste caso esta opção é muito vantajosa já que você terá um sistema já estabilizado, que está rodando em várias outras empresas, atende os processos mais críticos do seu negócio e com um custo muito menor que todas as opções anteriores.

Ainda dentro desta opção de sistema ERP de mercado, recentemente surgiram outros formatos de aquisição que flexibilizaram muito a aquisição de sistemas de gestão ERP de mercado e tornaram a opção de implantação destes softwares muito mais atrativas quando comparadas as opção de desenvolvimento citadas anteriormente.

  • A implantação por processo

Antigamente você precisava comprar um software inteiro, independente do que iria usar naquele momento. Agora existe no mercado a opção para você implantar apenas alguns processos que são necessário no momento e posteriormente implan tar outros. Esta opção permite a uma pequena empresa melhorar a sua gestão sem gastar muito. Como na opção anterior

  • Locação (SAAS – Software as a Service)

Está também é uma modalidade mais recente que surgiu com os ERP’s WEB, neste caso não existe a venda de licenças, você paga uma assinatura de uso do software, como faz com os serviços de internet ou telefonia. A principal característica desse formato é que não exige nenhuma infra-estrutura de TI já que o software fica instalado em um servidor na nuvem (cloud). A principal vantagem deste formato é o custo muito reduzido, mas grande parte das empresas que fornecem este formato não realizam nenhum tipo de customização.

5.Mix de soluções

Esta é, teoricamente, a melhor opção de utilização, embora também tenha algumas desvantagens. Você escolhe aplicações de software de vários fornecedores, escolhendo o melhor para cada área funcional e depois (reza) para a integração funcionar. Neste formato a grande vantagem é que você consegue tirar o melhor de cada sistema, porém a grande desvantagem é a integração entre todas as soluções que nem sempre funciona tão perfeitamente.

Ainda está na dúvida? Temos umas dicas para te ajudar a avaliar o que é melhor para a SUA empresa, confira este post aqui.


A QS é especialista no desenvolvimento de sistemas ERP para indústrias de setor automotivo (fornecedor direto e sistemistas) e trabalha com implantações por processo e formato SAAS. Fale agora com um consultor para saber como podemos adaptar o projeto as necessidades do seu negócio e do seu bolso.

cta_fale_consultor

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...