ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

[TENDÊNCIAS TI] INVESTIMENTOS PARA OTIMIZAR CUSTOS

reduzir custos

O site Portal ERP publicou uma pesquisa da Gartner que mostra que ampliar a eficiência operacional e reduzir custos são as principais prioridades dos líderes de TI da América Latina este ano. Para atingir este resultados eles contam com a tecnologia, e o ERP está lá bem no começo dessa lista. (Clique aqui para ler o post original.)

Segundo pesquisas do Gartner, CIOs tem procurado formas de ampliar a eficiência operacional em suas organizações. Reduzir despesas está entre as principais prioridades dos líderes de TI das empresas da América Latina em 2016.

De acordo com o diretor de pesquisa, Henrique Cecci, as empresas estão em uma tentativa de retomar o tempo perdido. “Fomos postergando vários investimentos em infraestrutura e operações, e isso se torna cada vez mais crítico”, diz. O fato é que a inclinação para fazer mais com menos contrasta com a necessidade de, em paralelo, encontrar vertentes de aplicar recursos em tecnologias que agreguem diferenciais aos negócios e alavanquem a transformação digital – especialmente em um momento econômico incerto.

Um estudo recente revelou que os CEOs latino-americanos estão mais direcionados ao digital do que o CIOs. Além disso, só um terço dos líderes corporativos acredita que os responsáveis pela TI estão prontos para liderar a criação de modelos digitais. “É preciso investir. Afinal, o competidor de sua empresa não vai esperar o mercado se recuperar para fazer os investimentos necessários”, reforça o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Cassio Dreyfuss.

Segundo o especialista, é preciso critério e também avaliar diferentes alternativas na hora de começar um programa de otimização de custos. “Fazer cortes de forma emergencial é uma decisão burra. A gestão de custos tem que ser atrelada a uma visão empresarial”.

Ele recomenda que todo processo responda à estas duas perguntas:

1) Qual é o valor que essa iniciativa (de redução de custos) traz para a organização?

2) Se cortar, qual é o efeito disso (perda de valor) para o negócio da empresa?

A ideia é que ao encontrar respostas satisfatórias para essas duas questões forneça uma visão mais ampla e empresarial das iniciativas de TI. Outra recomendação é elaborar um business case para embasar o projeto.

O Gartner listou as demais prioridades dos CIOs na América Latina para 2016:

1. Infraestrutura e data center

2. Business intelligence e analytics

3. Cloud

4. ERP

5. Redes, voz e comunicação

6. Digitalização e digital marketing

7. Segurança

8. Mobilidade

9. Aplicações específicas da indústria

10. CRM

11. Modernização de sistemas legados

Fonte: Portal ERP


Se você também está seguindo essa tendência, nós podemos te ajudar! 

cta_redução_custos_erp

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

INDÚSTRIA 4.0
Posted by qsconsultoria | 05/12/2017
Recentemente temos sido bombardeados com expressões como Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial,  Manufatura Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e muitos outros termos que não param de aparecer. Existe uma...
o que é EDI
Posted by qsconsultoria | 21/06/2016
Em busca da competitividade diversas indústrias adotam ferramentas que facilitem a troca de informações entre empresas, por exemplo, o EDI. E mesmo que este assunto já faça parte da rotina...
automatização_aliadas_inimiga
Posted by qsconsultoria | 31/05/2016
Você tem medo de que o seu trabalho possa um dia ser substituído por uma máquina ou um software? Você já analisou quantas das suas atividades rotineiras poderiam ser automatizadas?...