Já comentamos aqui em outro post sobre a importância estratégica da área de manutenção para as empresas, principalmente quando o assunto é redução de custos operacionais. Neste post vou falar um pouco sobre os tipos de manutenção e como as empresas passam por fases a medida de adotam cada um destes tipos durante o processo de implantação de uma gestão e controle de manutenção das máquinas e equipamentos.
A manutenção e a forma como ela é feita foi passando por transformações de acordo com as mudanças de demandas e prioridades que foram acontecendo ao longo dos anos nas indústrias.
O que mais vemos hoje sendo aplicado nas empresas são estes 3 tipos de manutenção:
Este três tipos precisam ser combinadas de forma estratégica para garantir a disponibilidade e confiabilidade das máquinas e equipamentos pelo maior tempo possível.
Entenda aqui como surgiu, como funciona e quais as vantagens de utilizar cada um destes 3 tipos de manutenção industrial.
A manutenção corretiva foi predominantemente utilizada nos período anterior a segunda guerra mundial, quando a indústria era pouco mecanizada, os equipamentos eram simples então basicamente eram feitos serviços de limpeza e reparo pós quebra.
É a intervenção que ocorre para corrigir uma falha ou um desempenho diferente do esperado. Sua função é corrigir ou restaurar as condições de funcionamento de um equipamento ou sistema. Este tipo de manutenção pode ser divido em duas classes:
Entre os anos pós-guerra até meados dos anos 60 houve um aumento da mecanização em função das mudanças de demanda e redução de mão e obra disponível na indústria, e com isso veio a necessidade de maior disponibilidade e confiabilidade das máquinas e equipamentos. Então cresceu a enfase nos sistemas de planejamento e controle e manutenções preventivas, pois os foco era manter a produtividade para isso era preciso garantir a disponibilidade.
É a intervenção feita no equipamento de forma planejada em intervalos pré-determinados para evitar as quebras e interrupções na produção. a Manutenção Preventiva procura obstinadamente evitar a ocorrência de falhas, ou seja, procura prevenir.
Vantagens da Manutenção Preventiva
Antecipa ações e permite fazer um bom planejamento, |
Permite prever custos e recursos necessário, |
Evita paradas inesperadas na produção, |
Reduz riscos de falhas com segurança pessoal e operacional |
Pontos de Atenção
Retira equipamentos que estão em operação para execução de serviços preventivos |
Pode criar defeitos não existentes em função de falha humana durante o processo de manutenção |
Pode causar inexistentes danos durante as paradas e partidas |
A partir dos anos 70 percebeu-se que as paralisações da produção estavam aumentando muito os custos operacionais e impactando na qualidade do produto, além disso com o surgimento do método Just in Time a confiabilidade e a disponibilidade se tornaram fatores chave e então o foco passou a ser para a manutenção preditiva como forma de reduzir e evitar falhas mas dando prioridade a disponibilidade. Passou-se a implantar procedimentos de medições e verificações com os equipamentos em produção para garantir a operação contínua pelo maior tempo possível.
Como é feita?
Também conhecida como Manutenção com Base no Estado do Equipamento, é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. Manutenção Preditiva da preferência a disponibilidade, ela prediz as condições dos equipamentos e quando é realizada uma intervenção ela é considerada uma é uma manutenção corretiva planejada.
Vantagens da Manutenção Preditiva
A redução de acidentes por falhas “catastróficas” |
Redução considerável de ocorrência de falhas não esperadas |
Aumento de segurança pessoal e da instalação |
Redução das paradas de produção para conserto e manutenção |
Pontos de Atenção
Demanda equipamentos que permitam a instalação de algum tipo de monitoramento das condições básicas determinadas |
É necessários que as falhas tenha causa raiz que possam ser monitoradas e acompanhadas |
Para ser efetiva demanda um programa de acompanhamento, análise e diagnóstico sistematizado |
Demanda treinamento dos operadores |
Aqui foquei nestes 3 tipos de manutenção que são os mais encontrados nas empresas. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos realizada em 2013, as empresas brasileiras ainda aplicam grande parte dos seus recursos em manutenção corretiva, que podemos considerar como o primeiro estágio de uma gestão de manutenção, a medida que vão avançando neste processo e aplicando técnicas mais modernas implementam a manutenção preventiva e preditiva e podem chegar ao que chamam de Engenharia da Manutenção, que é uma evolução da manutenção.
Na sua empresa são aplicados os 3 tipos de manutenção? Você sabe de mais alguma vantagem ou desvantagem de cada uma delas que não foi falado aqui? Deixe seus comentários!
Nós sabemos o valor de ter o seu email em nossa lista, por isso prometemos usar com respeito e só enviar conteúdos de qualidade.
Solicite um contato via email ou ligue agora para 11 4806-0671
About The Author
Thabata Devecchi
Administradora de empresas com experiência em mapeamento, planejamento e implantação de melhoria de processos organizacionais com software de gestão. Em constante busca por novidades e tecnologias que melhorem o dia a dia dos empreendedores.