ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

A TRANSIÇÃO DA ISO/TS16949:2009 PARA IATF 16949

Posted by QS Consultoria | 11/01/2017 | BLOG, GESTÃO DA QUALIDADE
iso_ts_iaft_16949

A partir de 3 de Outubro de 2017 as indústrias do setor automotivo que necessitam de certificação da qualidade ISO-TS passarão a ser auditadas e certificadas pela nova norma revisada IATF 16949.

Todas as empresas que já possuem certificação ISO-TS 16949 deverão fazer a transição para a nova certificação, e as empresas que estão se preparando para sua primeira certificação já deverão ser auditadas e certificadas no novo modelo.

O que é IATF 16949?

A IATF 16949  é uma nova versão da certificação ISO/TS 16949:2009, que cancela e susbtitui a anterior.

A ISO / TS 16949 foi desenvolvida em conjunto pelos membros da IATF (International Automotive Task Force) e submetida à aprovação da Organização Internacional de Normalização (ISO). O documento é um catálogo comum de requisitos de sistema de qualidade automotivo baseado na ISO 9001: 2008, e requisitos específicos do setor automotivo. Este documento, aliado aos requisitos específicos do cliente, define requisitos de sistema de qualidade para uso na cadeia de suprimentos automotiva.

Qual o prazo para transição?

As organizações já certificadas na ISO TS 16949 terão até 14 de setembro de 2018 para fazer a transição para os novos requisitos da IATF 16949, pois a partir desta data os certificados baseados na ISO 9001:2008 perderão a validade.

Como é o processo de transição para a IATF 16949?

1.A empresa passará por 4 etapas:

  1. Auditoria de transição
  2. Gerenciamento de não conformidades
  3. Decisão sobre o certificado
  4. Seguro do certificado

2. A empresa pode pode escolher entre 2 opções de transição:

Opção 1: migrar dentro do seu próprio ciclo de auditoria, na próxima auditoria de recertificação

Opção 2: migração fora do ciclo de recertificação, neste caso a auditoria de transição deve ser feita antes da auditoria de certificação

3.Quanto tempo dura a auditoria de transição?

Esta auditoria será conduzida seguindo os novos requisitos da QMS padrões automotivos. O banco de dados da IATF  serão atualizados para aceitar as auditorias de transição. O tempo de duração dessa auditoria deve ser o tempo de duração de uma auditoria de certificação + meio ou 1 dia inteiro na planta

O escopo da certificação deve determinar, com  base na experiência da organização, o tempo necessário para realizar a auditoria, e apresentar históricos que justifiquem este tempo.

Finalização do processo de transição

Ao final deste processo de transição a empresa receberá um novo certificado com validade de 3 anos (– 1 dia) então um novo ciclo de certificado e auditoria se inicia.

Fonte: IATF

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Blog Comments

A empresa a qual trabalho é certificada ISO 9001:2008, estamos migrando para a versão 2015.
No segmento automotivo, a organização atua como terceira na cadeia de fornecedores das montadoras.
Mesmo sendo um terceiro na cadeia de fornecedores devemos ser certificados na IATF 16949?

Olá Luiz, a IATF será exigida dos fornecedores diretos de montadora, Tier 1 e Tier 2. Mas sugir que você confirme com os seus clientes o que eles exigem dos fornecedores.

Gostaria de saber se vocês conhecem alguma empresa que já tem a nova certificação

Olá Tiago, sugiro que você entre em contato com a QS através do email contato@qsconsultoria.com.br para esclarecer esta dúvida. Obrigado

Olá pode me informar se é verdade, que deve primeiro fazer auditoria de terceira parte na ISO 9001:2015 para depois fazer a da IATF?

Olá Talicia,
As empresas no setor automotivo que buscam a certificação IATF 16949 devem estar em conformidade com a ISO 9001:2015, já que a IATF segue toda a estrutura de requisitos da ISO.

Boa tarde Talicia,
Você pode direto certificar na IATF 16949, não precisa certificar em ISO9001. O que acontece que dentro da IATF esta os requisitos da ISO, automaticamente você estará atendendo aos requisitos. Espero ter ajudado.

Onde posso compara o novo MANUAL DO IATF 16949 traduzido para português.

Olá Marcelo,
O IQA Instituto da Qualidade Automotiva é quem disponibiliza os manuais da AIAG e IAFT nas versões em português. Dá uma olhada no site deles.

Olá Marcelo, retificando a resposta anterior, a consultoria Interaction é a representante oficial da IAFT no Brasil http://www.iaction-plexus.com.br, mas o IQA também possui os manuais da AIAG.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...