A partir de 3 de Outubro de 2017 as indústrias do setor automotivo que necessitam de certificação da qualidade ISO-TS passarão a ser auditadas e certificadas pela nova norma revisada IATF 16949.
Todas as empresas que já possuem certificação ISO-TS 16949 deverão fazer a transição para a nova certificação, e as empresas que estão se preparando para sua primeira certificação já deverão ser auditadas e certificadas no novo modelo.
O que é IATF 16949?
A IATF 16949 é uma nova versão da certificação ISO/TS 16949:2009, que cancela e susbtitui a anterior.
A ISO / TS 16949 foi desenvolvida em conjunto pelos membros da IATF (International Automotive Task Force) e submetida à aprovação da Organização Internacional de Normalização (ISO). O documento é um catálogo comum de requisitos de sistema de qualidade automotivo baseado na ISO 9001: 2008, e requisitos específicos do setor automotivo. Este documento, aliado aos requisitos específicos do cliente, define requisitos de sistema de qualidade para uso na cadeia de suprimentos automotiva.
Qual o prazo para transição?
As organizações já certificadas na ISO TS 16949 terão até 14 de setembro de 2018 para fazer a transição para os novos requisitos da IATF 16949, pois a partir desta data os certificados baseados na ISO 9001:2008 perderão a validade.
Como é o processo de transição para a IATF 16949?
1.A empresa passará por 4 etapas:
- Auditoria de transição
- Gerenciamento de não conformidades
- Decisão sobre o certificado
- Seguro do certificado
2. A empresa pode pode escolher entre 2 opções de transição:
Opção 1: migrar dentro do seu próprio ciclo de auditoria, na próxima auditoria de recertificação
Opção 2: migração fora do ciclo de recertificação, neste caso a auditoria de transição deve ser feita antes da auditoria de certificação
3.Quanto tempo dura a auditoria de transição?
Esta auditoria será conduzida seguindo os novos requisitos da QMS padrões automotivos. O banco de dados da IATF serão atualizados para aceitar as auditorias de transição. O tempo de duração dessa auditoria deve ser o tempo de duração de uma auditoria de certificação + meio ou 1 dia inteiro na planta
O escopo da certificação deve determinar, com base na experiência da organização, o tempo necessário para realizar a auditoria, e apresentar históricos que justifiquem este tempo.
Finalização do processo de transição
Ao final deste processo de transição a empresa receberá um novo certificado com validade de 3 anos (– 1 dia) então um novo ciclo de certificado e auditoria se inicia.
Fonte: IATF
Relacionado
A empresa a qual trabalho é certificada ISO 9001:2008, estamos migrando para a versão 2015.
No segmento automotivo, a organização atua como terceira na cadeia de fornecedores das montadoras.
Mesmo sendo um terceiro na cadeia de fornecedores devemos ser certificados na IATF 16949?
Olá Luiz, a IATF será exigida dos fornecedores diretos de montadora, Tier 1 e Tier 2. Mas sugir que você confirme com os seus clientes o que eles exigem dos fornecedores.
Gostaria de saber se vocês conhecem alguma empresa que já tem a nova certificação
Olá Tiago, sugiro que você entre em contato com a QS através do email contato@qsconsultoria.com.br para esclarecer esta dúvida. Obrigado
Olá pode me informar se é verdade, que deve primeiro fazer auditoria de terceira parte na ISO 9001:2015 para depois fazer a da IATF?
Olá Talicia,
As empresas no setor automotivo que buscam a certificação IATF 16949 devem estar em conformidade com a ISO 9001:2015, já que a IATF segue toda a estrutura de requisitos da ISO.
Boa tarde Talicia,
Você pode direto certificar na IATF 16949, não precisa certificar em ISO9001. O que acontece que dentro da IATF esta os requisitos da ISO, automaticamente você estará atendendo aos requisitos. Espero ter ajudado.
Onde posso compara o novo MANUAL DO IATF 16949 traduzido para português.
Olá Marcelo,
O IQA Instituto da Qualidade Automotiva é quem disponibiliza os manuais da AIAG e IAFT nas versões em português. Dá uma olhada no site deles.
Olá Marcelo, retificando a resposta anterior, a consultoria Interaction é a representante oficial da IAFT no Brasil http://www.iaction-plexus.com.br, mas o IQA também possui os manuais da AIAG.