ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

As vantagens de fazer o apontamento de produção no erp

apontamento de produção no ERP

Implantar um procedimento de apontamento de produção em uma fábrica pode ser um desafio. Pois assim como outros processos, fazer o apontamento acontecer depende de 3 coisas: comprometimento das envolvidos, processos bem definidos e ferramentas de trabalho.

Anteriormente já falamos sobre a importância do apontamento de produção em uma fábrica e dicas de como implantar apontamento de produção. Neste post vamos falar sobre as ferramentas e quais as vantagens de fazer o apontamento de produção no ERP.

Vantagens de fazer o apontamento de produção no ERP

1. Agilidade no apontamento

Um sistema de gestão ERP possui diversos formatos que facilitam e agilizam o processo de apontamento de produção. Por exemplo, os leitores de código de barras, etiquetas de ordem de fabricação, dispositivos móveis para que não precise sair do posto de trabalho e possa compartilhar com vários operadores.

2. Informação em tempo real

QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento de Produção via aplicativo móvel do Q4-ERP

Realizando o apontamento de produção diretamente no ERP, é possivel acompanhar em tempo real a situação de uma ordem de fabricação e de toda a fábrica. Dessa forma, líderes e gerentes de produção ganham agilidade, pois não precisam esperar dias para saber o que foi ou não produzido. Podendo tomar decisões com base em informações retroativas, excluindo a necessidade de sair andando pela fábrica perguntando para os operadores a situação de cada ordem de fabricação.

3. Produção integrada ao estoque

Os saldos de estoque são atualizados automaticamente caso os apontamentos de produção sejam feitos no ERP. Isso significa que você pode acompanhar em que fase do estoque está cada lote de material, ou seja, se está disponível, em processo ou bloqueado (pela qualidade). Além ter disponível a informação de quais materiais já foram consumidos pela produção, e os saldos de matéria-prima e componentes.

4. Planejamento de produção otimizado

Com as informações do chão de fábrica disponíveis em tempo real o PCP tem condições de realizar o planejamento de necessidade de materiais e ordem de fabricação de forma assertiva. Assim resultando em inventários menores e menos risco de parada de linha por falta de material.

5. Rastreabilidade confiável

Com o apontamento de produção automatizado, todos os lotes de matéria-prima, componentes e produtos acabados ficam vinculados. Assim, é possivel garantir a rastreabilidade do produto sem gerar nenhum trabalho extra para os colaboradores, por exemplo, alimentar planilhas para registrar os lotes de material utilizados em cada produto.


O que você está esperando para começar o projeto de automatização dos apontamentos do produção na sua fábrica?automatizar apontamento de produção

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....