ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

RASTREABILIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: O QUE É COMO FAZER

Posted by QS Consultoria | 23/10/2017 | BLOG, GESTÃO INDUSTRIAL

Para cumprir as exigências da indústria automotiva, empresas que fornecem diretamente ou são Tier 2 (sub-fornecedores) das montadoras de veículos, devem garantir a rastreabilidade dos seus produtos através de processos confiáveis. A rastreabilidade é uma forma de garantir a qualidade e segurança dos produtos fornecidos, e melhorar a percepção de valor que os clientes tem em relação a sua empresa.

O que é rastreabilidade?

A rastreabilidade na indústria automotiva é a identificação e controle de lotes de produtos que permite recuperar o histórico de uso e aplicação de um item como: identificar o dia, a hora, o operador, a máquina e a matéria-prima utilizada para produzir determinado item, ou o processo inverso, identificar em quais produtos acabados uma matéria-prima ou componente foi utilizado.

Por que fazer a rastreabilidade?

A rastreabilidade é uma forma de reduzir os riscos para a empresa que é capaz de rastrear lotes de produtos com defeito e aumentar a credibilidade com seus clientes. Uma empresa que identifica a matéria-prima, o componente e o itens produzidos por número de lote, consegue identificar com mais facilidade quando um lote teve problema para segregar apenas aqueles materiais. Quando isso não é feito, toda a produção fica comprometida e sob suspeita ao ocorrer um problemas, pois não é possível saber qual material ou processo está relacionado com o problema. Por exemplo, se a montadora identifica um problema com um componente e precisa fazer um recall para substituição dessa peça, ela fará isso para todos os carros que foram montados utilizando o Lote X do produto com defeito, portanto o fornecedor terá que substituir todos os produtos do lote X. Se por acaso este fornecedor não possui a rastreabilidade dos seus produtos ele terá que substituir todas as peças que já foram fornecidas, podendo causar danos financeiros irreparáveis para a empresa.

Como garantir a rastreabilidade?

Passo 1: Identificação da matéria-prima:A identificação dos números de lotes dos materiais recebidos é o primeiro passo do processo de rastreabilidade. Todos os materiais devem receber etiquetas com número de lote.

Passo 2: Inspeção de qualidade no recebimento: A qualidade das matérias-primas e componentes deve ser garantidas através de inspeções  dos materiais recebidos.

Passo 3: Identificação do lote produzido: O processo produtivo deve ser acompanhado através da identificação dos lotes de produção que são vinculados aos lotes de matéria-prima e aos processo de fabricação.

Passo 4: Automatização do fluxo de informação: Para se obter excelência na rastreabilidade é necessário agilidade e confiabilidade no registro e recuperação dos dados, nesse sentido a automatização é fundamental. Além disso, a automatização possibilita uma gestão mais precisa dos estoques, o que gera mais agilidade no processo de planejamento, compras e fluxo de caixa.

+VEJA TAMBÉM: Como um ERP ajuda a garantir a rastreabilidade do produto

A eficiência do processo de rastreabilidade está diretamente relacionada com gerenciamento de riscos para a empresa. Através da rastreabilidade de produtos e processos é possível identificar com antecedência potenciais defeitos para eliminá-los ou reduzir os seus impactos para o cliente final.

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 12/12/2017
No último trimestre do ano foram anunciados diversos investimentos no setor automotivo, separamos aqui os investimentos para o ano de 2018 que foram anunciados nas últimas semana: Automotiva japonesa chega...
Posted by thabatadevecchi | 05/12/2017
Recentemente temos sido bombardeados com expressões como Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial,  Manufatura Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e muitos outros termos que não param de aparecer. Existe uma...
Posted by qsconsultoria | 28/11/2017
No último post falamos um pouco sobre os requisitos básicos para se qualificar como fornecedor de uma montadora do setor automotivo no Brasil. As exigências não são poucas não, e constantemente as...